Solonei da Silva desabafa sobre questionamentos à classificação olímpica

Maratonista garantiu vaga na Rio-2016 por conta de seu desempenho no Mundial, mas, segundo ele, alguns atletas têm reclamado de tal critério

Solinei Silva
Solonei da Silva foi o melhor brasileiro no Mundial de Pequim, na China, em agosto (Foto: Divulgação)

Escrito por

Apesar de ter obtido a classificação para a maratona nos Jogos Olímpicos de 2016 dentro dos critérios da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Solonei da Silva não esconde a chateação com alguns maratonistas do país. Isso porque ele garante estar recebendo críticas por ter se classificado mesmo sem ter a melhores marcas do Brasil na atualidade.

– Está rolando (algumas críticas) na internet por parte de alguns atletas. Precisa ser frisado que eles não disputaram o Mundial e não são maratonistas de primeira linha. Eles têm dado a entender que meu treinador (Ricardo D’Angelo) está fazendo manobra para colocar um atleta dele na Olimpíada. Isso não tem nada a ver. Tenho bons resultados. Estou tranquilo, fiz minha parte – desabafou o corredor ao site do LANCE!.

O Brasil pode classificar três atletas (por naipe) para os Jogos Olímpicos na maratona. Como ficou entre os 20 melhores classificados no Mundial de Pequim (CHN) – foi o 18º –, Solonei tem direito a uma vaga. As outras serão definidas por tempo: os dois melhores com o índice (de 2h19) vão à Olimpíada. Hoje, seriam Marilson Gomes dos Santos (2h11m00) e Paulo Roberto de Almeida (2h11m02). Solonei aparece em seguida, com 2h13s15. A disputa vai até 6 de maio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter