LANCE!
16/05/2016
17:18
Zurique (SUI)

O fim dos campeonatos nacionais já deu uma prévia do que reserva a próxima edição da Liga dos Campeões. Vinte equipes já estão confirmadas na competição, restando apenas duas vagas diretas - as outras dez sairão por meio dos playoffs preliminares.

Alguns gigantes do futebol europeu já garantiram um lugar na principal competição interclubes do mundo na próxima temporada. Entre eles estão Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique, Juventus e PSG.

Das duas vagas diretas restantes, uma sairá do confronto entre Liverpool e Sevilla, que fazem a final da Liga Europa nesta quarta-feira. O outro classificado diretamente será o campeão russo. Falta apenas uma rodada e o CSKA lidera com 62 pontos, dois a mais que o Rostov. O vencedor terá um lugar garantido na fase de grupos.

O sorteio será realizado somente no dia 25 de agosto, em Mônaco, mas os primeiros jogos eliminatórios da Champions já ocorrem no dia 28 de junho. Seis dos oito cabeças de chave também já estão definidos: Barcelona, Bayern, Leicester, Benfica, PSG e Juventus. Real Madrid ou Atlético de Madrid - o vencedor da Liga dos Campeões tem lugar cativo - e o ganhador do Campeonato Russo (CSKA Moscou ou Rostov) completam a lista.

Liverpool x Villarreal
Liverpool pode garantir um lugar na Champions (Lluis Gene / AFP)

Na fase preliminar, o maior destaque fica por conta do Manchester City, que terá a partir da próxima temporada o técnico Pep Guardiola. A equipe inglesa terminou em quarto lugar na Premier League. Na mesma situação dos Citizens estão Borussia Mönchengladbach, Roma, Porto e Villarreal.

No caminho dos campeões, que são os ganhadores das ligas menos importantes da Europa, estão Apoel (Chipre), Dínamo Zagreb (Croácia), Olympiacos (Grécia), Vitória Plzen (República Tcheca), RB Salzburg (Áustria) e Celtic (Escócia).

VEJA OS TIMES CLASSIFICADOS PARA A FASE DE GRUPOS

ESPANHA: Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid

ALEMANHA: Bayern de Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen

INGLATERRA: Leicester, Arsenal e Tottenham

ITÁLIA: Juventus e Napoli

FRANÇA: PSG e Lyon

PORTUGAL: Benfica e Sporting

HOLANDA: PSV

UCRÂNIA: Dínamo de Kiev

TURQUIA: Besiktas

BÉLGICA: Club Brugge

SUÍÇA: Basel