Técnico islandês lamenta eliminação, mas se diz orgulhoso: ‘Fizemos tudo’

Heimir Hallgrimsson, em coletiva após a derrota para a Croácia, por 2 a 1, fez questão de elogiar o adversário e valorizar a entrega de seus jogadores para buscar a classificação

Islândia x Croácia
Heimir Hallgrimsson, que também é dentista na Islândia, se disse orgulhoso pela campanha na Copa (foto: AFP)

Escrito por

Talvez não exista uma seleção tão carismática quanto a Islândia nesses últimos anos de futebol internacional. Na Copa do Mundo não foi diferente. Personagens dentro e fora de campo permearam muitos dos textos da cobertura da competição e deixaram muita gente por dentro da realidade islandesa, trazendo inclusive torcida extra, mas não foi dessa vez que eles estarão nas oitavas de final. A vitória da Croácia por 2 a 1 eliminou a seleção escandinava.

O sentimento dos torcedores e da comissão técnica da seleção parecem os mesmos: orgulho pelo que foi alcançado e demonstrado nos gramados, mas decepção por não ter conseguido a vaga na próxima fase. O treinador Heimir Hallgrimsson, que ficou conhecido por também ser dentista na Islândia, exaltou a entrega de seus atletas até o fim.

- Claro que estamos um pouco desapontados, mas ao mesmo tempo orgulhosos pela performance e pelo caráter dos atletas. Buscamos o tempo todo esse gol que precisávamos, foi um choque levar o gol, mas não desistimos e deixamos tudo dentro de campo. Não acredito que tenha faltado alguma coisa. Enquanto foi possível, buscamos o que precisávamos, eles mostraram o que são, com a mentalidade de nunca desistir. Não poderia estar mais orgulhoso do grupo, mas claro que estou decepcionado - afirmou o comandante em entrevista coletiva.

Com o recurso de comunicação do banco de reservas com outros membros da comissão técnica que não estão no gramado, Hallgrimsson disse que ficou sabendo que, quando a Argentina fez 2 a 1 sobre a Nigéria, e a Islândia empatava em 1 a 1 com a Croácia, bastava um gol para os islandeses garantirem a classificação e isso, segundo ele, foi buscado, mas acabou deixando a defesa vulnerável.

- Fizemos tudo o que poderíamos. Tiramos jogadores de defesa, pusemos jogadores de ataque, colocamos atletas com mais fôlego, que pudessem criar chances de gol, mas quando você faz isso você se expõe na defesa. Contra um time de tanta qualidade como a Croácia, você precisa aproveitar as chances. A vida é assim, isso é futebol, nem sempre são jogos bonitos, às vezes eles são muito duros - declarou.

Hallgrimsson fez questão de elogiar a qualidade dos croatas durante essa primeira fase da Copa do Mundo. Para ele, não será surpresa se a Croácia chegar longe na competição.

- Eu gostaria de parabenizar a Croácia pela vitória, a maneira com que eles estão jogando esse torneio é incrível, nós desejamos o melhor para eles. Com essa qualidade, nós não nos surpreenderíamos se chegarem até a final - concluiu.

A Islândia terminou sua participação na Copa na última posição do Grupo D da competição com apenas um ponto. Croácia, em primeiro, e Argentina, em segundo, foram os classificados do grupo para a próxima fase.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter