'Touché': Itália coleciona medalhas na esgrima e brilha em Londres

- Matéria
- Mais Notícias
As armas da boa campanha italiana na Olimpíada são o sabre, o florete e a espada. A esgrima, um dos esportes mais tradicionais daquele país, é responsável por quatro (um ouro, duas pratas e um bronze) das nove medalhas conquistadas pela Itália até o momento, o que deixa os italianos na 7ª colocação do quadro geral de medalhas.
A relação é antiga. Antes da modalidade tornar-se olímpica, o manejo com as espadas já era comum na Idade Média. A intimidade fez com que os italianos criassem uma escola própria, respeitada por esgrimistas mundo afora. Na História dos Jogos, os italianos somam 114 medalhas na esgrima. Em todos os esportes, o Brasil tem 'apenas' 94 conquistas.
Em Londres, a supremacia italiana é ampliada a cada dia. Para se ter uma ideia, a prova do florete feminino registrou um pódio 100% italiano. A favorita Valentina Vezzali, tricampeã olímpica em Sydney, Atenas e Pequim , levou o bronze. O prestígio de Vezzali e do esporte pôde ser medido na cerimônia de abertura dos Jogos, na qual a esgrimista foi a porta-bandeira.
Com uma equipe formada por três atletas, o Brasil quer estreitar os laços com os melhores do mundo. A partir de 2013, um intercâmbio entre os países será intensificado pelas federações. Os brasileiros Athos Schwantes e Renzo Agresta já moram na Itália e são treinados por especialistas locais.
- Há muitos clubes especializados na Itália. Eles têm muitos jovens praticantes e muitos treinadores. Eles se beneficiam da tradição e da facilidade em competir nas principais competiçãos. São os melhores do mundo e temos muito o que aprender com eles - disse Alexandre Teixeira, chefe de missão da esgrima brasileira em Londres, em entrevista ao LANCENET!.
O esgrimista brasileiro Guilherme Toldo compartilha da opinião de Teixeira. Eliminado na segundo rodada do torneio de florete masculino, Toldo destaca a variedade de técnicas e a inteligência tática dos italianos.
- O jogo mais acelerado deles chama a atenção - observou Toldo.
Em Londres, ainda há 18 medalhas na esgrima em jogo. Vem mais 'medaglia', Itália?
MEDALHAS ITALIANA NA ESGRIMA EM LONDRES
Elisa Di Francisca - ouro - florete feminino
Arianna Errigo - prata - florete feminino
Valentina Vezzali - bronze - florete feminino
Diego Occhiuzzi - prata - sabre masculino
LEGENDA
Edoardo Mangiarotti é o maior italiano de todos os tempos. Com 13 medalhas olímpicas (6 de ouro), ele é o 5º maior medalhista da História dos Jogos.
FIQUE DE OLHO
O campeão mundial Paolo Pizzo é o favorito ao ouro na espada masculina.
- Matéria
- Mais Notícias















