Oslo retira candidatura aos Jogos de Inverno de 2022
- Matéria
- Mais Notícias
A cidade de Oslo, capital da Noruega, decidiu retirar sua candidatura para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 depois que o governo do país negou as garantias para o processo. A decisão de não apoiar a disputa pela sede partiu dos Partidos Progressista e Conservador por conta dos altos custos. Com essa decisão, apenas Almaty (KAZ) e Pequim (CHN) seguem na campanha. Oslo era considerava a favorita. Em 1994, Lillehammer, havia recebido a Olimpíada de Inverno na Noruega. A cidade vencedora será anunciada no dia 31 de julho de 2015.
De acordo com o jornal norueguês "Aftenposten", o Partido Conservador estava bem dividido depois de um logo debate sobre o assunto, mas que acabou optando por ficar contra a candidatura. Integrante do partido, a primeira-ministra do país, Erna Solberg, deu uma resposta curta sobre a decisão.
- Esse é um projeto grandioso, caro, e não tínhamos um grande apoio popular para ele - declarou.
E maio, outro integrante do governo dissera que não haveria dinheiro estatal para o evento. Os dirigentes do país consideram que receber uma Olimpíada consome muito dinheiro e retira investimentos em áreas importantes como saúde e educação.
Antes da desistência de Oslo, outras cidades já tinham seguido o mesmo caminho na disputa por 2022. Lviv (UKR), Cracóvia (POL) e Estocolmo (SUE) lançaram candidaturas, mas desistiram.Munique (ALE), St.Moritz (SUI) cogitaram entrar na disputa, porém, alegando questões políticas e financeiras, não levaram a ideia adiante.
COI se pronuncia sobre o assunto
Nesta quinta-feira, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, reiterou a nota distribuída pela entidade na quarta-feira de que a desistência de Oslo não preocupa.
- Em primeiro lugar, eu sinto pelo esporte e pelos atletas noruegueses pois eles apoiavam integralmente a candidatura. Por outro lado, não estou surpreso com a decisão. Você não sabe o que pode acontecer por conta da política. Nós já passamos por desistências durante o processo e temos que ver que estamos vivenciando crises econômicas que levantam questionamentos sobre projetos financeiros. Mas ninguém precisa ficar preocupado com a Olimpíada. Temos duas candidatas e isso não é novo para o COI.
Na quarta-feira, por meio de nota oficial, o diretor para os Jogos Olímpicos, o suíço Christophe Dubi, já havia comentado a decisão de Oslo. Segundo ele, foi uma oportunidade perdida para a cidade norueguesa e para todo o povo do país, conhecido por ser fã de esportes de inverno.
- Matéria
- Mais Notícias















