Momentos financeiros distintos marcam o jogo entre Cruzeiro e Inter

- Matéria
- Mais Notícias
Oponentes na partida deste sábado, às 18h30, no Estádio do Melão, em Varginha, Cruzeiro e Internacional vivem momentos financeiros bastante opostos. Enquanto a Raposa realizou contratações modestas na temporada, o Colorado buscou jogadores renomados para reforçar o elenco. Os valores de mercado dos times que entrarão em campo no fim de semana comprovam isso. A escalação mineira atinge a marca de R$ 48,8 milhões. Já a equipe gaúcha vale R$ 101,1 milhões.
A disparidade financeira dos clubes, entretanto, não é refletida dentro de campo. Embora o Inter tenha investido mais que o seu adversário, a situação na tabela é parecida. Os comandados de Celso Roth ocupam a nona colocação, com 35 pontos, enquanto os atletas do técnico Fernandão se fixaram na sétima posição, com 40. Ambos ainda sonham com uma vaga no G4, em que o último membro – Vasco – somou 44 pontos. Por isso, o combate de logo mais representa muito para esta dupla.
Consultor de Marketing e Gestão Esportiva, Amir Somoggi enaltece as grandes contratações e faz um paralelo entre os investimentos de Raposa e Colorado na temporada 2012.
– É fato que os departamentos de marketing e futebol dos clubes brasileiros devem trabalhar para ajudar na contratação de grandes jogadores, pois o resultado aparece no campo e também fora dele. O Internacional investiu nisso. O melhor exemplo é o Forlán. O Cruzeiro, por outro lado, não conseguiu trazer nenhum jogador com um peso parecido com o do uruguaio – avaliou, em entrevista ao LANCENET!.
Amir Somoggi, no entanto, acredita que os grandes investimentos nem sempre são preponderantes para o êxito de uma equipe.
– Mesmo que um clube faça grandes investimentos, ainda há a possibilidade de que tudo caminhe errado no campeonato, ou até ao contrário. Existem clubes que conseguem montar um time competitivo sem grandes estrelas. É complicado responsabilizar o sucesso ou o fracasso apenas pelas grandes contratações – avaliou Somoggi.
O Internacional, que triunfou na primeira vez em que as duas equipes se encontraram no Campeonato Brasileiro 2012 (2 a 1, no Beira-Rio), apostará em suas estrelas, como Forlán, Leandro Damião e D'Alessandro, para sair vitorioso.
O Cruzeiro, por sua vez, espera que a união de seu modesto elenco seja fator determinante para um resultado positivo no Estádio Melão.
A verdade é que, no compromisso de sábado, independente do valor de mercado de cada, qualquer atleta pode definir o embate. Dentro do gramado, fará a diferença aquele que se dedicar mais e marcar gols.
COM A PALAVRA: Amir Somoggi (Consultor de Marketing e Gestão Esportiva, em entrevista ao LANCENET!)
O valor de um jogador de futebol, atualmente, é visto em duas instâncias diferentes. Primeiro é o desempenho deste atleta dentro de campo. Se ele é um atacante-gol, um meia criativo, um goleiro alto e ágil ou um zagueiro de bom porte físico e que pouco se machuca. O outro ponto seria o atleta como um produto de marketing, propriamente dito. Posto isso, um trabalho de marketing seria fundamental no desenvolvimento de um jogador a um atleta de ponta. Esse aspecto já não dá mais para ser ignorado no futebol atual.
Em relação à questão de não classificação para a Libertadores, eu cito os torcedores como os principais atingidos. Sem o time na Libertadores, a torcida pode desanimar e as receitas dos clubes podem diminuir, sem ter a torcida muito ativa na hora de consumir produtos do time e comprar pacotes de ingressos para partidas mais importantes que são as da Libertadores. O mau desempenho afeta a auto-estima dos torcedores
NÚMEROS: Valores dos elencos de Cruzeiro e Internacional
68,45 milhões de reais é o valor do elenco do Cruzeiro
118,3 milhões de reais é o valor do elenco do Internacional
- Matéria
- Mais Notícias