Membro da Academia LANCE! reprova promoção de ingressos do São Paulo
- Matéria
- Mais Notícias
Essa decisão é de puro desespero, de um clube que está perdido do ponto de vista do futebol, já que está em má colocação na classificação, e do ponto de vista de marketing, porque isso só desvaloriza a marca. A marca que já estava desvalorizada pela questão esportiva fica mais desvalorizada porque a tendência é que não vai poder subir o preço depois. Está colocando o preço a um nível tão baixo que depois, quando quiser subir, o torcedor automaticamente não vai dar resposta.
Há inúmeras alternativas que o clube poderia fazer para chamar o apoio da torcida sem mexer no preço do ingresso: trabalhando a autoestima, explicando que é um momento adverso, indo à mídia para fazer um apelo emocional para o torcedor.
Há inúmeras alternativas, mas o que me faz crer é que o clube está completamente perdido na estratégia de marketing. Não sei quem tomou essa decisão, mas talvez essa tenha sido a decisão mais equivocada de todos os tempos que eu tenha visto no futebol brasileiro. Você possibilitar que o torcedor pague só R$ 2 para ver o jogo de um clube demonstra total incapacidade de entender como reverter um momento difícil em prol da marca do clube.
Quando o preço cai muito, o nível do torcedor que vai ao estádio é muito pior. Inclusive, atrai um perfil de público que devemos abolir dos estádios, que é uma bandidagem. Não estou dizendo que só vai ter isso, mas existe esse risco também de ficar um clima muito pior no estádio do que a realidade anterior. Então, quando vi essa notícia fiquei bastante chocado. Isso mostra o quanto o São Paulo precisa renovar urgentemente sua cúpula e tomar decisões de forma muito mais estruturada. E, principalmente, que converse de forma muito mais honesta com o seu torcedor. O torcedor pode estar chateado, mas ele vai responder aos anseios do clube se o clube for honesto e transparente, e mostrar para o torcedor que precisa do apoio dele. Mexer no preço é a última alternativa.
Amir Somoggi
Consultor de marketing e gestão esportiva
- Matéria
- Mais Notícias