Líder sindical alerta sobre possível greve durante Olimpíada

- Matéria
- Mais Notícias
O líder do maior sindicato britânico alertou sobre a possibilidade de greve contra os cortes impostos pelo Governo durante os Jogos Olímpicos, que serão realizados em Londres de 27 de julho a 12 de agosto.
Em uma entrevista publicada nesta quarta-feira no jornal "The Guardian", Len McCluskey, do sindicato Unite, afirma que os Jogos seriam "uma oportunidade" para mostrar ao mundo o descontentamento dos cidadãos deste país com as medidas de austeridade, porém admitiu que, por enquanto, não há nada de concreto previsto.
As declarações de McCluskey atiçaram a classe política. A presidente do Partido Conservador, Sayeeda Warsi, se disse "chocada" e o líder trabalhista, Ed Miliband, afirmou que essa posição é "errônea e inaceitável".
Os cortes do gasto público feitos pelo Governo de David Cameron para reduzir o déficit derivaram em uma enxurrada de disputas trabalhistas.
Os funcionários britânicos, que se manifestaram em 30 de novembro pelos cortes das aposentadorias, planejam outra greve para 28 de março, enquanto os funcionários do transporte mantêm atualmente uma disputa por melhores salários e condições de trabalho.
A Associação britânica de médicos votou a favor de medidas de força contra a reforma do serviço nacional de saúde prevista pelo Governo, que quer introduzir provedores privados.
Na entrevista, McCluskey encoraja os cidadãos a participar de atos de "agitação civil dentro da lei" para opor-se aos cortes "profundos e motivados ideologicamente" impostos pelo Executivo de coalizão.
- Matéria
- Mais Notícias















