menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

De ídolo do Japão a comentarista, Nakata visita Itália e elogia Neymar

Dia 01/03/2016
04:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Um dos melhores jogadores da história do futebol japonês, o ex-meia Hidetoshi Nakata parou de jogar cedo demais. Em 2006, prestes a completar 30 anos, decidiu encerrar a carreira depois de cumprir um ano de contrato no Bolton, da Inglaterra. Antes, havia atuado por sete temporadas no futebol italiano, defendendo as camisas de Perugia, Roma, Parma, Bologna e Fiorentina, entre 1998 e 2005.

Foi por causa dessa valiosa experiência no futebol italiano que Nakata foi convidado pela rede de TV NHK, do Japão, para comentar tambérm os jogos da Itália na Copa das Confederações. Nesta quarta-feira, no campo anexo do Engenhão, ele chamou a atenção no espaço destinado aos jornalistas. Observava atentamente ao treino da seleção italiana, comandado por Cesare Prandelli e às mudanças táticas, como a entrada do meio de campo Aquilani no lugar do atacante El Shaarawy.

Depois, foi chamado pelo departamento de comunicação da Federação Italiana de Futebol (FIGC) para cumprimentar alguns jogadores. Deu um abraço em Pirlo e falou sobre o respeito que tem por Prandelli, que o comandou no Parma e na Fiorentina.

Sobre a seleção japonesa, que estreia contra o Brasil no próximo sábado, no Mané Garrincha, em Brasília, disse que o time jogará sem pressão por já ter garantido a classificação para a Copa 2014.

Sobre a Seleção Brasileira, destacou Neymar, claro.

– É, seguramente, o maior destaque do Brasil. Muito criativo, rápido, habilidoso... Também se fala muito de Neymar no Japão. Acho que quem gosta de futebol o conhece. Vai ser muito interessante vê-lo agora de perto – afirmou Nakata.

Agora e na próxima temporada, quando Neymar começar a defender o Barcelona, corrigiu Nakata.

– Acho que ele escolheu o time ideal, pelo menos para mim, pela forma de o Barcelona jogar, que é maravilhosa, que é a forma que eu gosto de ver futebol. Tem tudo para evoluir na carreira e fazer seu futebol melhor. Será ótimo vê-lo – disse.

Nakata também tem avaliado a estrutura e a organização do Brasil na preparação para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. Em 2002, ele era o camisa 7 e o destaque da seleção japonesa na Copa do Japão e da Coreia do Sul, que foi eliminada nas oitavas de final pela Turquia.

No último domingo, dia 9, ele esteve na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, para comentar o amistoso Brasil 3x0 França, pela NHK. E não gostou do que viu.

– O campo da Arena era muito ruim na inauguração, agora, parece bem melhor. A cidade é que é complicada por causa do trânsito, mas é assim em quase todo o mundo – disse.

Se não carregou no tom crítico a respeito de Neymar, o torcedor brasileiro pode ficar otimista. Pena que Nakata tenha parado cedo demais.

  • Matéria
  • Mais Notícias