Grêmio empilha quinta vitória seguida e 'muda realidade'
- Matéria
- Mais Notícias
A vitória sobre o River Plate-SE na Copa do Brasil foi a quinta consecutiva do Grêmio, todas sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O 3 a 1 no Olímpico também marcou o sétimo jogo sem derrota gremista, já que se somam o Gre-Nal pelas quartas de final da Taça Piratini e o empate com o Caxias na semi. Com a sequência positiva, o técnico rechaçou críticas pela atuação nesta quarta-feira e disse que o Grêmio mudou de realidade.
A contratação de Luxemburgo foi exatamente para trazer um treinador calejado e o colocar na frente de um grupo com alguns jovens e outros jogadores de mais nome, casos de Kleber, Marcelo Moreno, André Lima, Victor e Gilberto Silva. Serviu também para espantar uma incerteza que beirava o time com Caio Júnior, já que a escalação era constantemente modificada e o Grêmio conseguiu apenas duas vitórias seguidas.
A atuação contra o River foi abaixo da esperada pela imprensa e torcida. Durante sua entrevista coletiva, Luxa se mostrou incomodado com as perguntas pedindo explicações pelas dificuldades.
- Estamos com cinco derrotas? Foram cinco vitórias, estamos caminhando bem. Senão vamos achar que o Grêmio está como cheguei aqui. Os laterais adiantaram muito de forma desnecessária, eles pegaram muito. O meio errou muito passe, o Bertoglio preocupado em jogar, mas marcado, voltou muito ao invés de abrir. Eram erros que poderiam acontecer e o jogo permitia isso. A realidade desde que eu cheguei aqui mudou, é diferente desde que eu cheguei – discursou Luxemburgo.
Os números, apesar do desempenho diferente do Gauchão na Copa do Brasil, estão com Luxa. Sob a sua batuta, foram seis gols sofridos em seis jogos, o que dá uma média razoável de um por jogo. No ataque, porém, são 18 gols na mesma quantidade de partidas, o que acaba em três tentos por jogo. Depois de duas goleadas, o Grêmio lidera a Taça Farroupilha, com nove pontos.
O zagueiro Werley, autor do gol da virada contra o River, destaca que dentro de casa, na competição, o mandante não pode nunca sair atrás. Luxa já havia dito que em mata-mata, o confronto se define no primeiro jogo.
- O goleiro deles foi feliz em algumas jogadas. Temos que conversar, trabalhar, o que surgir de chance temos que botar para dentro. É um campeonato difícil. Não podemos sair atrás dentro de casa. O que tiver de oportunidade, temos que fazer. Se der bobeira, você sai e não tem para onde correr depois – disse após o jogo.
O Grêmio se reapresenta na tarde desta quinta-feira. O próximo compromisso é pelo Gauchão, às 18h30min, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, contra o Cruzeiro-RS.
- Matéria
- Mais Notícias















