Federer bate Kudryavtsev na estreia no Aberto da Austrália
- Matéria
- Mais Notícias
O suíço Roger Federer abriu a programação noturna desta segunda-feira na Rod Laver Arena, em Melbourne, e mesmo sem apresentar seu melhor tênis conseguiu avançar sem sustos à segunda rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada. Federer precisou de 1h38 para derrotar o qualifier russo Alexander Kudryavtsev, 172º colocado no ranking da ATP, que fazia sua estreia em Grand Slams, por 3 sets a 0, com parciais de 7-5, 6-2 e 6-2.
Federer não esteve em seus melhores dias, disparou 43 winners e cometeu 33 erros não-forçados, enquanto seu rival encaixou 21 bolas vencedoras e cometeu 42 equívocos. Contudo, o suíço sacou bem, disparando 14 aces, contra apenas quatro do rival, vencendo 80% dos pontos em que colocou seu primeiro serviço em quadra.
Quatro vezes campeão em Melbourne (2004, 2006, 2007 e 2010), Federer enfrenta na segunda fase o alemão Andreas Beck (93º), que superou o francês Eric Prodon (96º) em quatro sets. Os dois já se enfrentaram uma única vez no circuito e Federer venceu por 3 sets a 0 na 2ª rodada do US Open de 2010.
O primeiro set foi o mais equilibrado da partida. Kudryavtsev não sentiu a pressão de enfrentar um dos maiores tenistas de todos os tempos e partia pro ataque, confirmando bem seus serviços, porém sem ameaçar os games de saque do rival. Contudo, ele começou a sentir a pressão à medida que a parcial ia afunilando e, depois de salvar um set-point no 10º game, não resistiu no 12º. Federer encaixou boas devoluções e pressionou para abrir 0-40, fechando após erro do rival em 38 minutos.
O segundo set já foi bem mais tranquilo. O russo sentiu dores na coxa direita no terceiro game e pediu atendimento médico. Federer então se aproveitou para quebrar no game seguinte e fazer 3-1. Depois, foi só administrar o serviço até quebrar de novo no oitavo game para vencer por 6-2 em 32 minutos.
No terceiro e decisivo set, o suíço saiu quebrando o saque de Kudryavtsev e fez 3-0. Depois de um cochilo, o russo devolveu a desvantagem e diminuiu para 3-2, mas o número 3 do mundo voltou a quebrar, abriu 5-2 e fechou o jogo no saque do rival com mais uma quebra repetindo o 6-2 do set anterior, dessa vez em 28 minutos.
- Matéria
- Mais Notícias