menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Como 'falso lateral', Durval põe ordem na defesa santista

Jogadores do Vasco reunidos antes da partida contra o Coritiba (Foto: Divulgação/Site Oficial do Vasco)
imagem cameraJogadores do Vasco reunidos antes da partida contra o Coritiba (Foto: Divulgação/Site Oficial do Vasco)
Dia 28/10/2015
05:52

  • Matéria
  • Mais Notícias

O Santos parece ter encontrado a solução para seus problemas defensivos. Mas, curiosamente, o novo posicionamento de Durval, o antídoto santista para diminuir a grande quantidade de gols sofridos, foi descoberto de modo forçado, quase sem querer.

Com a contusão de Léo, o técnico Muricy Ramalho decidiu por improvisar o zagueiro na lateral esquerda e, desde então, o Peixe se acertou atrás. Em cinco jogos com Durval atuando na ala, a equipe foi vazada apenas três vezes e em nenhum jogo sofreu mais de um gol.

Com três zagueiros, o Peixe perde um pouco de poder ofensivo, já que Durval quase não apoia o ataque, mas, por outro lado, ganha em segurança defensiva, pois Léo, de 36 anos, não tem o mesmo fôlego para marcar do defensor.

Muricy Ramalho admite a evolução com o novo esquema e afirma que o Santos voltou a praticar o futebol demonstrado no primeiro semestre deste ano, quando venceu o Paulistão e a Libertadores.

– O Durval deu segurança pelo lado esquerdo. Voltamos a tomar poucos gols e o time ficou competitivo. Depois que ganhou a Libertadores ficou aquela coisa de que tinha que ir pra cima, todo mundo jogava no nosso erro. Agora voltou a ser um time seguro – disse o técnico, em entrevista ao LANCENET! na última semana.

O bom desempenho defensivo atual é refletido nos resultados. A equipe teve 66,6% de aproveitamento dos pontos nos jogos em que adotou essa nova formação, média melhor que a dos líderes do Brasileirão.

No último jogo, contra o Vasco, o "paredão" santista foi posto à prova contra um dos melhores ataque do campeonato e passou no teste com louvor: o time não foi vazado e o goleiro Rafael quase não foi exigido.

– Nossos atletas jogaram muito. Marcamos muito bem, tivemos o contra-ataque forte outra vez e voltamos a ter alegria. Então, voltamos a jogar bem na hora certa – vibrou Muricy após a partida de domingo.

Esta é a primeira vez desde que chegou ao Santos, em abril, que o treinador opta por improvisar um zagueiro na lateral, mas isso não é algo inédito em sua carreira. Em 2007, no São Paulo, Muricy utilizou Breno na lateral direita em boa parte da campanha do título brasileiro.

O esquema com três zagueiros surge como trunfo para frear o ataque arrasador do Barcelona (ESP), em uma eventual final do Mundial de Clubes. Os próximo cinco jogos do Brasileiro servirão para Muricy testar a formação e definir o time ideal para levar ao Japão, em dezembro.

Bate-bola com Durval, em entrevista exclusiva ao LANCENET!

LANCENET!: A que você atribui a melhora da defesa santista nos últimos jogos?
DURVAL: O time teve uma mudança de comportamento. A equipe também ficou mais segura com a minha ida para a lateral e a entrada do Bruno Rodrigo na zaga. Assim, jogamos praticamente com três zagueiros sem a bola.  A mudança foi tática e também de comportamento.

LNET: O time está mais atento?
D: Atento sempre esteve. Quando digo mudança de comportamento, me refiro ao posicionamento dos volantes, que estão dando maior cobertura para a zaga, e liberando mais os homens de frente.

LNET: Como tem sido jogar de lateral?
D: Estou até surpreso. Só fui ali para a esquerda porque o Léo não está podendo atuar. Nunca tinha jogado nessa posição, mas sou canhoto, e pela experiência consegui me adaptar bem. Tenho feito o que o Muricy me pede, só saio "na boa". Quando estamos sem a bola, fico como um terceiro zagueiro.

LNET: Acha que pode ganhar a vaga do Léo e se firmar na posição?
D: Deixo isso para o Muricy. Ele que vai ter a dor de cabeça. Sou zagueiro, gosto de jogar na minha (posição), mas estou ali para ajudar.

LNET: A melhora santista tem relação com sua mudança de posição?
D: Dessa maneira a gente está tendo mais segurança, só não sei se é por causa de eu estar na lateral.

  • Matéria
  • Mais Notícias