menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

EUA demonstraram descrença com Rio 2016

Dia 27/10/2015
22:55

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nem mesmo a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, e a popularidade do presidente Lula escaparam das más línguas das autoridades americanas. Em meio aos mais de 250 mil documentos confidenciais divulgados pelo site WikiLeaks, o LANCENET! encontrou um telegrama datado de dezembro de 2009 que mostra as opiniões dos Estados Unidos em relação ao evento e à capacidade de o país realizar os Jogos.

A carta havia sido enviada à embaixada americana em Brasília (DF). Segundo o documento, o presidente da República faz promessas de Jogos perfeitos, sem imaginar o impacto real de tudo nas contas. Além disso, o planejamento estaria atrasado demais para que tudo saia como Lula deseja.

"Ele disse que o governo brasileiro vai distribuir ingressos de graça para os trabalhadores e os jovens de classe baixa. Mas não houve nenhum pensamento sobre o impacto disso nas projeções de receitas de bilheteria e na segurança. E decretou que o Brasil vai ganhar mais medalhas nos Jogos do Rio do que no passado, mas não existe nenhum programa para reforçar o desenvolvimento de atletas de elite. O governo brasileiro idealizou que seriam baseados na cultura da América do Sul. No entanto, embora o planejamento estadual e municipal estejam avançando de forma constante, tem havido pouco planejamento prático em nível federal para a implementação desta visão grandiosa", assinala o trecho.

Para o governo americano, falta ao Brasil articular metas para não deixar os detalhes para a última hora, o que "parece ser uma atitude tipicamente brasileira".

MINISTRO DO ESPORTE TAMBÉM É ALVO

O ministro do Esporte, Orlando Silva, não teve nenhum crédito pelo trabalho desempenhado em seu mandato no Ministério, desde abril de 2006.

De acordo com o telegrama enviado à embaixada americana em Brasília, ele foi classificado como "muito fraco". O documento secreto sugere, inclusive, que o político não seja mais responsável pela organização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos de 2016.

"Essa missão de coordenação do projeto de infraestrutura e do plano de segurança e logística dos Jogos deveria ser do Ministério do Planejamento, da Casa Civil ou até mesmo deveriam criar uma nova agência específica para este fim", destaca.

Ainda de acordo com o telegrama, o Reino Unido teria enviado relatórios aos Estados Unidos com queixas sobre a falta de cooperação com o Brasil.

  • Matéria
  • Mais Notícias