menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Há dez anos, Ricardinho fazia história no duelo Corinthians x Santos

Dia 28/10/2015
05:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Corinthians e Santos disputam mais uma decisão no domingo, às 16h, na Vila Belmiro. Um duelo que, há exatos dez anos, ficou marcado por um dos gols mais inesperados da história do futebol brasileiro, marcado pelo meia-esquerda Ricardinho, que concedeu entrevista exclusiva ao LANCENET!.

No dia 13 de maio de 2001, os rivais alvinegros duelavam por uma vaga na decisão do Estadual. A equipe da Vila Belmiro, que jogava pelo resultado de empate, saiu na frente com o volante Renato, atualmente no Sevilla (ESP). Um minuto depois, Marcelinho Carioca deixava tudo igual.

Reveja o golaço de Ricardinho contra o Santos em 2001!

Aos 47 minutos da etapa final, quando a torcida do Peixe já comemorada a eliminação do rival, o reserva Andrezinho levantou a cabeça no meio de campo e lançou para o atacante Gil na ponta esquerda.

O prata da casa dominou a bola e partiu para cima do zagueiro André Luis. Após um drible sensacional, com direito a ver o adversário estirado no chão, Gil cruzou.

Marcelinho, que corria em direção à bola, viu Ricardinho se deslocar nas suas costas. Com genialidade, o eterno camisa 7 do Timão abriu as pernas e deixou a bola passar. O meia, com classe e muita pontaria na perna esquerda, acertou o canto direito de Fábio Costa.

Explosão da torcida corintiana no Morumbi. Jogadores reservas e membros da comissão invadem o gramado para comemorar. Do outro lado, frustração e desespero.

– A cada dez corintianos que encontro na rua, oito falam desse gol. É impressionante. Todo mundo se lembra dele. Às vezes, nem comentam sobre as conquistas, mas esse gol ninguém esquece – contou Ricardinho, em entrevista ao L!.


CURIOSIDADES DA ÉPOCA

De ‘últimão’ a campeão

A campanha do Corinthians naquele Paulista de 2001 foi marcante. A equipe chegou a ficar na penúltima colocação no fim do primeiro turno. Com uma arrancada impressionante, com direito a sete vitórias consecutivas, a equipe de Vanderlei Luxemburgo chegou à fase final, batendo Santos (semi) e Botafogo de Ribeirão (final).


Ponto eletrônico

Imagens da TV Globo mostraram que Ricardinho atuou durante a partida com um ponto eletrônico no ouvido direito. Na ocasião, ele recebia informações táticas e avisos do banco de reservas. A polêmica foi criada após reclamação dos santistas. “Aquilo não me ajudou em nada. Eu apenas era instruído quando o jogo estava parado”, lembra o meia corintiano, autor do gol do triunfo.

Geninho e a invasão

Após o gol de Ricardinho, enquanto o volante Renato chorava copiosamente, o técnico Geninho invadia o gramado para reclamar que o tempo havia sido ultrapassado. Algo que estava errado.


Dias das Mães

Aquele dia 13 de maio de 2001 ficou marcado também pelo Dias das Mães.



SANTOS 1 x 2 CORINTHIANS


SANTOS: Fábio Costa, Russo, Galván, Claudiomiro e Léo; Paulo Almeida, Rincón, Renato e Robert; Dodô (Caio) e Deivid (André Luís) T: Geninho

CORINTHIANS: Maurício, Rogério, João Carlos, Fábio Luciano e Kléber (Andrezinho); Otacílio (Marcos Senna), André Luís, Ricardinho e Marcelinho; Ewerthon e Paulo Nunes T: Vanderlei Luxemburgo

GOLS: 34’ 1ºT> Renato, 35’  1ºT> Marcelinho Carioca e  47’  2ºT> Ricardinho
CARTÕES: não disponível
ÁRBITROS:  Alfredo Santos Loebeling e Sálvio Spínola Fagundes
PÚBLICO: 54.637 pagantes
ESTÁDIO: Morumbi, São Paulo (SP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias