Curitiba critica papel reduzido no Mundial de 2014

- Matéria
- Mais Notícias
Curitiba não recebeu bem a notícia de que, além de ter ficado fora da Copa das Confederações de 2013, receberá apenas quatro jogos do Mundial de 2014 - todos da primeira fase. O consenso nos governos municipal e estadual é de que a capital paranaense merecia um papel de maior destaque na competição.
- Curitiba está habilitada para receber a Copa das Confederações, assim como ir às quartas do Mundial. Mas isso depende muito da avaliação do Comitê Organizador e da Fifa. Teremos de aceitar isso. Decisões da Fifa são como as da Justiça. Você não discute, cumpre - afirmou o secretário estadual de Assuntos da Copa-2014, Mario Celso Cunha.
Apesar de reconhecer as chances reduzidas, Curitiba ainda sonhava com a Copa das Confederações. A maior decepção, no entanto, foi devido à sua tímida participação no Mundial determinada pela Fifa.
LEIA MAIS:
- Seleção no Maracanã apenas se Brasil for à final em 2014
- Fifa anuncia Itaquerão como palco da abertura da Copa
- Brasília abrirá a Copa das Confederações de 2013
- Teixeira crê em seis sedes na Copa das Confederações
- Secretário: 'Pernambuco estará na Copa das Confederações'
- Opinião: O que fazem com o seu dinheiro no Itaquerão?
Luiz de Carvalho, secretário municipal da Copa-2014, cogita a possibilidade até de reduzir os custos das obras da Arena da Baixada, reiniciadas na semana passada após passarem meses paralisadas. Hoje, as intervenções no estádio do Atlético-PR estão orçadas em R$ 180 milhões.
- Temos a arena de menor custo da Copa. Esse anúncio deverá reduzir mais ainda esse custo - disse.
Mario Celso Petraglia, ex-presidente do Furacão e responsável pelo projeto de reforma do estádio, não foi encontrado para comentar a possibilidade.
Investimentos mantidos
Apesar da frustração em torno da decisão da Fifa, estado e município descartam cortes nos investimentos de infraestrutura previstos para Curitiba.
- Não acredito que essa notícia irá refletir nos investimentos porque, efetivamente, tudo foi planejado de forma muito responsável. Fizemos as coisas muito pé no chão. Talvez por isso optaram por não escolher Curitiba - alfinetou Luiz de Carvalho.
- Vamos manter tudo, todo o cronograma de trabalho. Nossa preocupação é com o legado que ficará para a cidade - completou Mario Celso Cunha.
'Esquecimento'
Para o secretário municipal, não apenas a capital paranaense teve papel reduzido, mas também Porto Alegre, outra representante da Região Sul. A capital gaúcha, cotada até para receber uma semifinal do Mundial, irá somente até as oitavas de final. E também ficou fora do torneio de 2013.
- Curitiba deveria ter ficado melhor posicionada. A Região Sul toda foi abandonada. Não sei o que aconteceu, mas os critérios são de competência da Fifa e do COL. Mas fico feliz porque não fomos irresponsáveis - disse Luiz de Carvalho.
- Matéria
- Mais Notícias















