Corinthians decide que, caso priorize competição, será o Brasileiro
- Matéria
- Mais Notícias
O Corinthians pode ter mais 28 jogos até o fim do ano e, segundo palavras do técnico Tite, vai sofrer para brigar pelo título das duas competições que disputa, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Por isso, comissão técnica e diretoria do clube se reuniram nos últimos dias para traçar o planejamento para o restante da temporada e chegaram a uma conclusão: se for necessário priorizar uma das duas frentes, o foco será no torneio por pontos corridos, no qual assumiu a liderança.
A primeira colocação no Brasileiro é o principal motivo para a escolha, mas não é o único. O entendimento é de que o mata-mata, apesar de contar com apenas oito partidas até o título, é mais imprevisível e desgastante nas partes física e mental.
A opção por priorizar o Nacional não quer dizer que o Corinthians abrirá mão do outro torneio. Mas, se atletas precisarem de descanso, por exemplo, serão poupados na Copa. Até por isso a equipe irá a campo neste domingo, contra o Avaí, na Ressacada, com o que tem de melhor. Só depois será analisado quem terá condições de encarar o Santos, quarta-feira, na Vila Belmiro, no primeiro jogo das oitavas de final do mata-mata.
– Se ficar envolvido forte na Copa do Brasil e forte no Brasileiro, vai sofrer, é inevitável. Isso não vai acontecer no primeiro enfrentamento com o Santos, mas depois – comentou Tite, em entrevista à ESPN Brasil, que também lembrou que o Peixe terá um dia a mais de recuperação antes do clássico, já que joga neste sábado.
Contudo, se depender dos atletas, a Fiel tem motivos para sonhar com duas voltas olímpicas até dezembro, como disse o lateral-direito Fagner.
– A prioridade são as duas competições. Vamos pensar jogo a jogo, mas temos elenco para isso.
Só Cruzeiro levou duas taças
Desde que a Copa do Brasil foi criada, apenas o Cruzeiro conseguiu vencer o torneio e também o Campeonato Brasileiro no mesmo ano. Foi em 2003, quando a Raposa também faturou o Campeonato Mineiro.
Ano passado, o time celeste, disparado na liderança do Nacional por pontos corridos, conseguiu chegar à final da Copa novamente. Porém, a equipe a foi derrotada pelo rival Atlético-MG na decisão.
Um dos motivos apontados para a derrota no mata-mata foi justamente o desgaste físico no fim do ano. Apesar de elenco recheado, a Raposa não resistiu à maratona.
- A TEMPORADA DO TIMÃO
Flórida Cup
Na pré-temporada, em janeiro, equipe disputou torneio preparatório nos Estados Unidos, e perdeu um jogo e venceu outro. Tite utilizou titulares nas duas partidas.
Paulistão
Tite alternou reservas e titulares. Em 15 duelos da primeira fase, usou a “segunda” equipe em sete e mesmo assim se classificou e em primeiro, invicto. Eliminado na semifinal.
Libertadores
Precisando de um empate para passar de fase, não poupou jogadores contra o San Lorenzo (ARG). Depois, já classificado, usou força máxima contra o São Paulo. Caiu nas oitavas de final.
Brasileirão
Só utilizou reservas na estreia, diante do Cruzeiro, fora de casa. Sem outras competições paralelamente, Timão se focou no campeonato e, na última quarta, assumiu a liderança.
*Colaborou Lucas Faraldo
- Matéria
- Mais Notícias