menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Copa 2014: Teixeira reeleito com o seu voto

Dia 27/10/2015
22:08

  • Matéria
  • Mais Notícias

No dia 2 de junho, às 10 horas, na sede do Comitê Organizador Local da Copa 2014 (COL), na Barra da Tijuca, Zona Oeste, Ricardo Teixeira, foi reeleito para a presidência da entidade, por mais três anos, com apenas dois votos: o dele e o de Álvaro Amaral de França Couto Palma de Jorge. A facilidade em se perpetuar no poder se deve ao fato de o COL ter apenas dois sócios: Teixeira, em sua pessoa física, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como o LANCE! revelou em novembro de 2010.

Mas quem é Álvaro Jorge? Foi o advogado nomeado por Teixeira, na condição de presidente da CBF, para representar a entidade no COL. Talvez, com isso, o dirigente quis evitar o constrangimento de na ata de reunião dos sócios constar só a sua assinatura para todos os atos, inclusive, a sua reeleição.

Álvaro Jorge é sócio do escritório de advocacia Barbosa, Müssnich & Aragão. O mesmo escritório, na figura de um de seus expoentes, Francisco Müssnich, prestou consultoria jurídica para o COL desde a época em que o Brasil pleiteou ser a sede do Mundial 2014.

Protegido por seus asseclas, nos mil dias de preparação, Teixeira praticamente cumpriu tudo o que prometeu: teve uma postura passiva ante os problemas de infraestrutura das cidades, sob alegação de que cobrar era tarefa do poder público, raramente apareceu em eventos públicos, cerceou o trabalho da imprensa e montou um comitê onde houve espaço, inclusive, para encaixar a sua filha, Joana Havelange, como diretora executiva de Planejamento Estratégico e Suporte a Operações.

O LANCE! tentou ouvir o COL mas não obteve retorno. Dentre as perguntas enviadas ao comitê responsável pela organização da Copa no Brasil e que não foram respondidas estavam:

1 - Qual é a atual estrutura organizacional do Comitê Organizador Local (COL), seus diretores e gerentes?

2 - Qual é o número de funcionários do COL?

  • Matéria
  • Mais Notícias