menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com Luis Alvaro e Neymar, Santos mantém média de dois títulos por ano

Capa do LANCE! São Paulo desta quarta-feira
imagem cameraCapa do LANCE! São Paulo desta quarta-feira
Dia 28/10/2015
00:12

  • Matéria
  • Mais Notícias

A história mais uma vez se repete. Desde o início da era Luis Alvaro na presidência do Santos, em dezembro de 2009, a torcida alvinegra tem o prazer de soltar o grito de "É campeão" por duas vezes em uma mesma temporada. Em todo esse período, o time contou com o atacante Neymar.

Com o título da Recopa Sul-Americana conquistado sobre a Universidad do Chile (CHI), nesta quarta-feira, o Peixe chegou ao segundo título em 2012 e manteve a média costumeira das duas temporadas anteriores. O time já havia faturado o tricampeonato Paulista sobre o Guarani, no Morumbi, no último dia 13 de maio.

A média vem sendo escrita desde 2010, ano fulminante para o Alvinegro. Com futebol vistoso e ousado, comandado por Neymar, Ganso, Robinho & Cia, o Santos, com Dorival Junior no comando, encantou o Brasil e conquistou o título do Paulistão 2010 sobre o Santo André, no Pacaembu, e meses mais tarde faturou a inédita Copa do Brasil, diante do Vitória.

No ano seguinte, em 2011, mais capítulos de uma linda história. Mantendo a base campeã da temporada anterior, o Peixe voltou a conquistar o Paulistão, desta vez sobre o arquirrival Corinthians. No entanto, o título que viria meses mais tarde marcaria ainda mais a geração. Após vitória por 2 a 1 sobre o Peñarol (URU), no Pacaembu, equipe conquistou a Libertadores da América, que não aportava na Vila Belmiro desde 1963.

Além da manutenção de uma escrita dos últimos anos, O Santos alcançou, de quebra, após vitória sobre os chilenos, a primeira colocação no ranking de clubes da Conmebol. A equipe do técnico Muricy Ramalho chegou aos 486.4 pontos e assumiu a liderança entre clubes da América do Sul, ultrapassando a La U, que hoje ocupa a segunda colocação com 474.35.

- Emoção muito grande, fico muito feliz, era um sonho desde pequeno, um clube que eu amo e  hoje ser capitão e levantar a taça é emocionante - declarou Neymar, que arrebatou U$ 10 mil por ter sido eleito pela Conmebol o melhor da decisão.

O atacante André, campeão paulista e da Copa do Brasil de 2010, festejou seu primeiro troféu no retorno ao clube. 

- O Muricy fala pra gente: tem de ser vencedor. Aqui dentro só comemoro títulos!

O caneco da Recopa Sul-Americana também rendeu ao Santos a segunda colocação no posto dos clubes brasileiros que mais faturaram títulos internacionais reconhecidos pela FIFA e Conmebol. Equipe alvinegra chegou ao nono título, ficando a duas conquistas do líder São Paulo.

Os outros trofeús internacionais conquistados foram: duas Copas Intercontinentais (1962 e 1963), Libertadores (1962,1963 e 2011), Recopa Intercontinental (1968), Supercopa Sulamerican (1938) e Copa Conmbeol (1998).


Memória dos últimos títulos:

Paulistão 2010 - Na primeira conquista sob a batuta de Neymar, Robinho, Ganso & Cia, Peixe encantou o Brasil e chegou a conquista após vitória suada sobre o Santo André, no Pacaembu.

Copa do Brasil 2010 - Com média impressionante de gols, e goleadas históricas como 10 a 0 sobre o Naviraiense e 8 a 1 diante do Guarani, Santos faturou título inédito sobre o Vitória (BA).

Paulistão 2011 - Mesmo não contando com Robinho, Santos manteve a base de outras conquistas e faturou o bi do Paulistão sobre o arquirrival Corinthians, na Vila Belmiro, com ótima atuação do craque Neymar.

Libertadores 2011 - Feito marcante da geração comandada por Neymar. Após 48 anos, o atacante da camisa 11 comandou equipe responsável pelo tri da competição. Título chegou após vitória sobre o Peñarol (URU), no Pacaembu.
Paulistão - 2012 - Novamente contando com talento de Neymar e Ganso, Peixe chegou ao tricampeonato da competição após vitórias sobre o Guarani na decisão. Equipe igualou feito da era Pelé.

Recopa Sul-Americana 2012 - Como campeão da Libertadores do ano passado, o Santos enfrentou a Universidad do Chile, campeã da Sul-Americana, na decisão. Empate sem gols fora de casa e título no Pacaembu.

  • Matéria
  • Mais Notícias