Com ‘espinha’ do time após sete jogos, Felipão quer mais criação
- Matéria
- Mais Notícias
Falta exatamente um ano para a Copa do Mundo. Faltam três dias para a estreia do Brasil na Copa das Confederações, competição em que Luiz Felipe Scolari espera definir um time e a maioria do grupo na busca pelo hexacampeonato no ano que vem.
Felipão deixa claro preferências, e não esconde dúvidas, após sete jogos antes da primeira competição, que começa no sábado.
Julio Cesar, David Luiz, Daniel Alves e Oscar foram titulares em todas as cinco partidas que poderiam atuar (“europeus” não foram chamados nos amistosos contra Bolívia e Chile). Neymar é o único que jogou e foi titular em todos os sete jogos com o comandante.
Paulinho, titular cinco vezes, Thiago Silva e Fred são os outros que largam na frente. A lateral esquerda e a formação dos volantes são dúvidas, além do esquema.
Apesar de dizer que o time da estreia no sábado está definido, o técnico cobra mais criatividade e ensaia mudanças táticas, como a entrada de Dante. Adiantar David Luiz e sacar Hulk seria a alternativa para jogar no 3-5-2.
Lucas, “queridinho” da torcida, não foi titular nenhuma vez nas sete partidas com o treinador.
Quem está entre os 23 convocados sabe que está na frente. Mas não há a sensação de que a vaga na Copa do Mundo está garantida. Muita coisa mudará de acordo com a Copa-13.
– Tem muita coisa para acontecer. Hoje, temos essa chance de estar entre os 23 e vivenciar esse momento. Depois, é voltar para os clubes, desempenhando bom futebol para estar na lista do Mundial – disse Paulinho.
Com três técnicos nos últimos três anos (Dunga, Mano Menezes e Felipão), só Julio Cesar, Daniel Alves e Thiago Silva estiveram na última Copa do Mundo. Sinal de que o grupo está mesmo em construção, longe ainda do equilíbrio que Scolari cobra.
A maior preocupação
Como criar mais? Luiz Felipe Scolari não esconde que está preocupado com a capacidade do Brasil de encarar adversários fechados. Ninguém espera por um Japão aberto no sábado. Felipão tem três dias de treinamentos para os ajustes finais antes da partida.
– Em alguns momentos as equipes que estamos enfrentando jogam de uma maneira tão compacta que causam problemas e a gente criar muito pouco – admitiu.
O esquema do treinador, no entanto, não tem um criador nato. Os leves Oscar e Neymar ora estão centralizados, ora nas pontas. O técnico pede movimentação a todos. Hulk joga pelos lados e Fred, muitas vezes, acaba isolando-se.
Em sete jogos em 2013, a equipe de Felipão marcou 15 gols, boa média de 2,1 por partida, elevada por causa dos 4 a 0 contra a fraca Bolívia e pela vitória por 3 a 0 contra a tradicional França, no domingo.
A equipe fez gols em todos os jogos, mas só venceu dois dos sete.
O único armador nato convocado é Jadson. Felipão testa alternativas nos treinos, e durante os jogos. Escalar três zagueiros e soltar mais os laterais é uma delas.
Hernanes, que participou de um gol contra a Inglaterra e fez outro diante da França, é opção de um meio mais criativo. Lucas deixa o time mais ofensivo. Como criar mais? Nem Scolari ainda consegue responder.
– Os adversários não nos atacarão. Não sei quando o Felipão poderá precisar de mim – disse Jadson.
Os sete jogos com Felipão
Brasil 3x0 França
9/6 No último amistoso antes da Copa das Confederações, Oscar, Hernanes e Lucas fizeram os gols na Arena do Grêmio. Time foi bem na etapa final.
Brasil 2x2 Inglaterra
2/6 No primeiro teste com os 23 convocados, Fred e Paulinho marcaram. Time oscilou demais e não agradou Felipão.
Brasil 2x2 Chile
25/4 Neymar e Réver marcaram em jogo com vaias no Mineirão. Felipão só convocou jogadores que atuam no Brasil para o evento-teste no estádio.
Bolívia 0x4 Brasil
6/4 Também contando com apenas jogadores dos clubes do Brasil, Neymar (dois), Damião e Leandro bateram a fraca Bolívia em Santa Cruz de La Sierra.
Brasil 1x1 Rússia
25/3 Fred salvou o Brasil da derrota no último minuto, em amistoso com os russos, em Londres. Felipão pode convocar todos os atletas para o jogo.
Brasil 2x2 Itália
21/3 Também com força máxima, time abriu 2 a 0 com Fred e Oscar, mas levou o empate no segundo tempo, no amistoso disputado em Genebra, na Suíça.
Inglaterra 2x1 Brasil
6/2 Na estreia de Felipão, time foi batido pelos ingleses no amistoso em Wembley. Fred fez o único gol da Seleção Brasileira.
QUANTAS VEZES FORAM TITULARES
Júlio Cesar - 5
Daniel Alves - 5
Thiago Silva - 3
David Luiz - 5
Marcelo - 2
Luiz Gustavo - 2
Paulinho - 5
Oscar - 5
Hulk - 3
Neymar - 7
Fred - 4
Os atuais reservas
Diego Cavalieri - 1
Jefferson - 1
Rever - 2
Dante - 2
Jean - 2
Filipe Luís - 2
Fernando - 2
Hernanes - 2
Jadson - 2
Lucas - 0
Bernard - 0
Jô - 0 (só entrou com Felipão durante o último jogo)
- Matéria
- Mais Notícias