menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Com Elano decisivo, Grêmio faz 4 a 2 no Figueirense e mantém 2º lugar

Seedorf - (Foto: Reprodução/Twitter)
imagem cameraSeedorf - (Foto: Reprodução/Twitter)
Dia 27/10/2015
22:48

  • Matéria
  • Mais Notícias


O Grêmio até venceu, mas ainda não garantiu seu 'título' na temporada. Com a vitória deste domingo sobre o Figueirense por 4 a 2 no Orlando Scarpelli, os gremistas precisavam que o Atlético-MG não vencesse o Botafogo no Engenhão, o que aconteceu. Assim, os gaúchos se mantêm na vice-liderança, mas dependem da última rodada para garantir a vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Elano foi o nome do jogo, com um gol e duas assistências para os tricolores.

No próximo fim de semana, o Grêmio enfrenta o Internacional, no último jogo no Estádio Olímpico. Já o Figueira pega o Coritiba, no Couto Pereira. Os catarinenses já estão rebaixados para a Série B do Brasileirão. O Tricolor manteve a segunda colocação, com 70 pontos, um a mais que o Galo. O Figueirense conta com 30 pontos.

MUITOS GOLS AZUIS

Duas frentes. Embora, claro, o que valesse era a sua parte, o Grêmio não desligou do duelo do Atlético-MG com o Botafogo, no Engenhão. Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, era avisado por integrantes da comissão técnica sobre o resultado. Aos 17 minutos, ouviu que o Galo saía na frente, com gol de Bernard. Até então, os gaúchos dominavam a partida em posse de bola e iniciativa, mas sem assustar o gol de Tiago Volpi.

O que aconteceu quatro minutos depois. Leandro foi lançado e ficou cara a cara com o arqueiro do Figueirense. Volpi desviou o chute rasteiro do atacante com os pés. A irritação de Luxemburgo com o garoto, porém, não durou muito. Aos 23, Elano teve combinação com Zé Roberto e Leandro até limpar a marcação de Américo e Gutti e deslocar Volpi com um chute colocado de fora da área.

A sequência de felicidade para os gremistas continuou. O Botafogo virou a partida no Engenhão, com gols aos 27 e 31 minutos e passou a garantir a presença do Tricolor Gaúcho na fase de grupos da Libertadores, grande objetivo do clube neste final de Brasileirão.

O rebaixado Figueirense chegou apenas uma vez, aos 40, em cruzamento de Léo que foi afastado. Para comemorar, uma goleada. Antes de finalizar o primeiro tempo, o Grêmio ampliou a vantagem no Orlando Scarpelli. Zé Roberto marcou o segundo, aos 42, ao bater forte rebote de escanteio cobrado por Elano. O meia, aos 46, colocou na cabeça de Souza, que desviou no primeiro poste para fazer o 3 a 0 antes do intervalo.

ÚLTIMO SUSPIRO

No retorno do vestiário, o Figueira se postou um pouco mais à frente. O Grêmio estava, também, anestesiado com sua vantagem. Zé Roberto deixou o campo perguntando quanto estava o placar. Perdeu as contas e achou que estava mais de 3 a 0. Com seis pendurados, o Tricolor tirou o pé para não perder jogadores para o Gre-Nal.

Só que o jogo mudou por conta disso. Aos 19 minutos, os rebaixados catarinenses chegaram ao primeiro gol. Tony derrubou Aloísio dentro da área, após lançamento pelo alto. Pênalti marcado e convertido pelo camisa 9 alvinegro – que, criado no Grêmio, mandou os gremistas ficarem quietos e recebeu amarelo por isso. Aos 23, o centroavante cobra falta na barreira, mas no rebote bate forte e surpreende Marcelo Grohe, já que a bola desviou em Jean Deretti antes de entrar.

Quando uma reação dos donos da casa parecia iniciar, o Grêmio resolveu jogar novamente. Em um lance, definiu. Elano avançou pela esquerda e viu Leandro livre, pelo outro lado. O garoto finalizou de primeira e fez o quarto aos 25, para dar tranquilidade novamente aos gaúchos.

Luxa começou a mexer no time para poupar jogadores para o Gre-Nal. Tinha nove pendurados, entre eles o decisivo Elano. Sacou-o para a entrada de Marquinhos, com história no Avaí. André Lima deu lugar a Anderson Pico. Com o sangue novo, os gremistas assustaram duas vezes com Zé Roberto. No outro lado, Aloísio, em vias de acertar com o São Paulo, e Deretti eram os mais perigosos.

A última emoção no Orlando Scarpelli foi colocado pelo Atlético-MG. Enquanto o Grêmio administrava sua vantagem até o final da partida, os mineiros empataram a partida no Engenhão. O que ainda confirmava os gaúchos como segundo colocados, mas deixava no ar a possibilidade da vitória do Galo. Mas a felicidade acabou: Réver marcou o gol que deixou tudo para a rodada final, nos clássicos.

FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 2 X 4 GRÊMIO

Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data-hora: 25/11/2012, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Elmo Alves Resende da Cunha (GO)
Assistentes: Christian Passos Sorence (GO) e Edson Antônio de Sousa (GO)
Cartões amarelos: Fernando, Marco Antônio, Anderson Pico (GRE) Aloísio (FIG)

GOLS: Elano – 23'/1ºT (0-1), Zé Roberto – 42'/1ºT (0-2), Souza – 46'/1ºT (0-3), Aloísio – 19'/2ºT (1-3), Aloísio – 23'/2ºT (2-3) e Leandro – 25'/2ºT (2-4)

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi, Léo, Américo, Gutti e Helder; Túlio (Claudinei – intervalo), Diogo, Ryan e Bruno Nazário (Léo Lisboa – 18'/2ºT); Jean Deretti e Aloísio (Héber – 41'/2ºT). Técnico: Fernando Gil

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Tony, Naldo, Werley e Léo Gago; Fernando (Marco Antônio – intervalo), Souza, Elano (Marquinhos – 26'/2ºT) e Zé Roberto; Leandro e André Lima (Anderson Pico – 30'/2ºT). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

  • Matéria
  • Mais Notícias