Brasil busca igualar Cuba como maior vencedor do Pan no vôlei masculino
- Matéria
- Mais Notícias
A renovada Seleção Brasileira masculina de vôlei que disputa os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN) entra em quadra neste domingo, às 16h (de Brasília), não somente para assegurar mais um ouro ao país no quadro geral de medalhas. Se conseguir o feito, a equipe também vai se igualar a Cuba como maior vencedora da modalidade.
Os cubanos, que faturaram todos os primeiros lugares possíveis em Pans na década de 1970 – entre os homens e as mulheres – lideram a disputa atualmente, com cinco láureas douradas. O Brasil, atual bicampeão, garantiu o título nas edições de 1963 (São Paulo), 1983 (Caracas-VEN), 2007 (Rio de Janeiro) e 2011 (Guadalajara-MEX), e está empatado com os EUA.
Em número total de medalhas, os brasileiros já aparecem na primeira posição, com 14, sendo quatro ouros, seis pratas e quatro bronzes. Mas quando o metal da conquista é levada em conta, Cuba passa à frente. A ilha caribenha levou a dourada em 1971 (Cáli-COL), 1975 (Cidade do México-MEX), 1979 (San Juan-PUR), 1991 (Havana-CUB) e 1999 (Winnipeg-CAN).
A boa campanha da Seleção no Canadá aconteceu de forma um tanto quanto despretenciosa. Com um “time B”, sem a presença do técnico Bernardinho, a comissão técnica, chefiada por Rubinho, apostou em jovens valores. O grupo só perdeu uma partida, justamente para os cubanos, mas não teve problemas para alcançar a decisão.
A opção por um elenco alternativo foi motivada pela coincidência de datas entre o Pan e a Liga Mundial, que terminou com o Brasil em quinto lugar. Quase todos os atletas em Toronto disputam pela primeira vez o evento. Somente o levantador Murilo Radke já viveu a experiência, em Guadalajara-2011.
– É meu primeiro Pan e já estou na final. Foi difícil o caminho, com jogos bem complicados. Estamos muito felizes, principalmente pela comissão técnica ter acreditado neste time mais jovem. Temos de aproveitar a chance – afirmou o oposto Renan, destaque brasileiro, com seus 2,17m, e um dos mais experientes da Seleção, aos 25 anos.
Se para alguns o Pan-Americano não é muito importante, para o vôlei masculino é. E muito!
Em Toronto, Cuba caiu nas quartas de final para Porto Rico, que disputa o bronze com o Canadá neste domingo, às 12h.
FRASES
"Estar nesta decisão é incrível. Não tem como descrever. A primeira final com a Seleção adulta, jogando como titular. Muito feliz"
(Douglas, ponteiro da Seleção Brasileira)
"Vestir a camisa da Seleção é um sonho"
(Murilo, levantador, que esteve no Pan de 2011)
- Matéria
- Mais Notícias