Blatter critica lentidão das obras nos estádios para 2014

- Matéria
- Mais Notícias
A 39 meses de sediar uma Copa do Mundo, o Brasil encara uma verdadeira corrida contra o tempo rumo ao Mundial de 2014. Em algumas capitais, projetos de construção e reforma de estádios sequer saíram do papel. Outras estão ainda nas fundações. O panorama de fato não é dos mais animadores.
Na manhã desta segunda-feira, Joseph Blatter, presidente da Fifa, criticou a lentidão na preparação dos palcos do Mundial e comparou o Brasil à África do Sul, sede em 2010:
– Comparando Brasil e África do Sul três anos antes da Copa, o Brasil está atrás – disse Blatter, lembrando que faltam "só" três anos para o Mundial e dois para a Copa das Confederações, que ele diz ser "um treino para o grande evento".
Blatter alertou ainda que, se os preparativos não se acelerarem significativamente, corre-se o risco de que nem Rio de Janeiro nem São Paulo possam organizar partidas, já que não haverá estádios adequados para recebê-las.
– A Copa será amanhã e os brasileiros pensam que será depois de amanhã. O Brasil não está avançando na velocidade que deveria, espero
mais rapidez – finalizou.
____________________________________________________________
Ministro do Esporte rebate críticas
Em resposta às declarações de Blatter, o ministro do Esporte Orlando Silva afirmou estar tranquilo quanto às obras em dez das 12 cidades-sede da Copa de 2014.
– Temos problemas com os estádios de Natal e de São Paulo, mas, nas demais cidades as obras seguem a todo vapor – afirmou o ministro, que, inclusive, sugeriu que Blatter venha ao Brasil para checar pessoalmente como andam os trabalhos.
De acordo com o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, as obras do Fielzão deverão começar em abril. Já em Natal, a situação é ainda mais delicada: a OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, depende ainda da demolição do Machadão para tirar o projeto do papel.
____________________________________________________________
CBF responde com elogio antigo
Procurada pela reportagem do LNET!, a CBF limitou-se a responder com um comunicado divulgado em seu site oficial. Este, porém, refere-se a
um elogio feito por Blatter no início do mês, em reunião entre a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL).
– É muito bom ver o comprometimento e o progresso feito pelo COL – disse Blatter, na ocasião.
Segundo o site da CBF, executivos da Fifa compartilham da opinião de Blatter e manifestaram-se sobre o grau de adiantado da preparação do
COL em comparação a outras edições da Copa do Mundo.
Curiosamente, tal afirmação contrasta com as declarações do presidente da entidade na manhã desta segunda-feira.
____________________________________________________________
Grêmio acerta apólice de seguro com a Allianz
A seguradora Allianz fechou ontem uma apólice de seguro para a Arena do Grêmio, prevista para ser entregue em dezembro de 2013 e que
estará à disposição para a Copa-2014, a princípio como apoio para treinamentos das seleções.
Os seguros contratados pela diretoria gremista são de Riscos de Engenharia e de Responsabilidade Civil contra terceiros, (participação de 70% e 30%, respectivamente) e o valor em risco é de R$ 475 milhões.
O novo estádio gremista, cuja construção está a cargo da empresa OAS - responsável também pela Arena das Dunas, por exemplo, é projetado nos moldes dos modernos estádios europeus e terá capacidade para 52 mil pessoas. A Arena estará inserida em um complexo que abrigará áreas comerciais, centro de eventos, campos de treino e hotel.
____________________________________________________________
As últimas da Copa
16 de março - A comitiva do Comitê Organizador Local da Fifa encerrou a série de visitas aos locais candidatos a Campos Oficiais de Treinamento das seleções no Mundial.
22 de março - Representantes municipais e estaduais das cidades-sede reuniram-se em Belo Horizonte para debater assuntos como infraestrutura e obras nos estádios. Mobilidade, segurança e os processos de construção e reforma nas arenas foram escolhidos como os grandes
desafios para a realização do evento.
24 de março - Através da Controladoria Geral da União, o governo federal promete instalar em abril uma câmara de transparência para tornar públicos os gastos relativos à Copa do Mundo.
_________________________________________________________
Confira a situação dos estádios para 2014:
Mineirão (Belo Horizonte) - A terceira e última etapa das obras teve início em janeiro e tem conclusão prevista para dezembro de 2012.
Mané Garrincha (Brasília) - Com conclusão prevista para dezembro de 2012, as obras, financiadas pelo governo com a venda de terrenos, estão na fundação.
Arena Pantanal (Cuiabá) - As obras estão em ritmo avançado e com previsão para serem finalizadas em dezembro de 2012.
Arena da Baixada (Curitiba) - As obras deverão começar em junho. Não há sequer empresa contratada para a ampliação do estádio.
Castelão (Fortaleza) - O início das reformas está previsto para o próximo dia 31. A data estimada para o término é abril de 2013.
Arena Amazônia (Manaus) - As obras, já em andamento, entram em nova fase em abril. A Arena já está recebendo parte das arquibancadas.
Arena das Dunas (Natal) - A OAS, empresa vencedora da licitação, depende da demolição do Machadão para iniciar as obras.
Beira-Rio (Porto Alegre) - Com as obras já em curso e, segundo o clube, adiantadas, foi aprovada a mudança da responsabilidade sobre as reformas para uma empreiteira.
Arena Pernambuco (Recife) - As obras estão dentro do previsto. Já está sendo iniciado o processo de moldagem da fundação.
Maracanã (Rio de Janeiro) - Apesar do ritmo lento, as reformas correm de acordo com o previsto. Mas o teto pode ser um problema.
Fonte Nova (Salvador) - Até o mês de maio serão colocadas as estacas que servirão de base ao estádio, além dos blocos de fundação.
Fielzão (São Paulo) - As obras ainda não saíram do papel. O ministro Orlando Silva estipulou abril como prazo para o início.
- Matéria
- Mais Notícias















