‘BarceLusa’ emperra e só empata contra o Americana

- Matéria
- Mais Notícias
Pela segunda vez nesta Série B, a Portuguesa saiu de campo sem balançar as redes. Mesmo com a força do Canindé a seu favor, a Lusa não teve forças para marcar e ficou só no empate sem gols contra o Americana, na noite de ontem, pela Série B do Brasileirão.
No reencontro de Toninho Cecílio e Jorginho, ex-companheiros de Palmeiras em 2009, ninguém saiu vencedor. Após um primeiro chato e de poucas oportunidades, o Águia segurou o ímpeto da Lusa – que pressionou durante toda a segunda etapa, criou jogadas, mas parou na ótima atuação do goleiro Jaílson.
O empate também encerrou a sequência de três vitórias consecutivas da Portuguesa, e recuperou parcialmente o Americana de duas derrotas sofridas nas últimas rodadas. Se até mesmo o Barcelona (ESP) tem seus dias de azar, o genérico "BarceLusa" também tem direito a tropeçar na Segundona...
Com o resultado, a Lusa chegou a 27 pontos conquistados e manteve a liderança isolada da competição. O Americana é o 6 colocado.
EMPERROU...
Com 30 gols marcados em 12 jogos pela Segundona, dificilmente a Lusa passou um tempo inteiro sem balançar a rede na competição. Contra o Americana, no entanto, o empate sem gols na primeira etapa foi mais que merecido. Poucos chutes a gol, muita marcação e falta de eficiência... Nenhuma das duas equipes parecia disposta a tomar a iniciativa do jogo.
Aos oito minutos, a Portuguesa até chegou a assustar, e parecia esperar a oportunidade certa para abrir o placar. Em cobrança de escanteio, Marco Antonio cruzou e o zagueiro Rogério cabeceou bem, à direita. Edno acompanhou a jogada de perto e quase completou para dentro, mas não alcançou. Pura ilusão...
Com Marco Antonio e Henrique apagados, a Lusa aceitava a marcação imposta pelo Americana. Na espreita por um erro do adversário e bem posicionado, a Águia jogava no erro do adversário. Já no fim do primeiro tempo, Edno ajeitou e Marcelo Cordeiro chegou batendo. O goleiro Jailson fez grande defesa e espalmou pela linha de fundo.
No segundo, o jogo parecia outro. E a Portuguesa também. Com rápidas jogadas, toque de bola arrojado e marcação adiantada, a Lusa quase abriu o placar e chegou a lembrar os tempos de "BarceLusa". Luis Ricardo fez boa jogada na linha de fundo e cruzou para trás, Edno chegou batendo e o goleiro desviou para escanteio. Na cobrança, Rogério tentou de cabeça, Mateus bateu rasteiro e Edno chutou forte. Mesmo caído, Jailson salvou de novo!
O Americana pouco passava do meio de campo, e a Portuguesa passou a pressionar. Em cobrança de falta, Marco Antonio levantou na área, Guilherme veio de trás e o goleiro se esticou para fazer uma grande defesa. Se não fosse Jailson, a BarceLusa teria feito mais uma vítima. Quarenta e cinco minutos de ataque contra defesa, no entanto, não foram suficientes.
Raí, que entrou muito bem no jogo, chutou cruzado, aos 35, e Lucas Gaúcho, com o gol vazio, perdeu o tempo de bola e ela saiu pela linha lateral. Acuado com a pressão, o Americana se fechou atrás e contou com inspiração de Jaílson para deixar o Canindé com um pontinho.
Um minuto depois, Lucas Gaúcho ainda tentou pegar o goleiro desprevenido no contrapé, mas ele se recuperou bem e salvou o Águia da derrota. No fim, a zaga da Lusa vacilou e Charles ainda deu um toque na trave. Por pouco a falta de pontaria da Lusa não foi punida no fim.
- Contra uma equipe covarde de jeito que foi, é difícil ganhar - resumiu Marcelo Cordeiro.
Próximos jogos
No próximo sábado, a Portuguesa vai a Campinas realizar o "clássico dos líderes" contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Na sexta, o Americana enfrenta o Criciúma, em Santa Catarina.
FICHA TÉCNICA:
PORTUGUESA 0 X 0 AMERICANA
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/hora: 26/7/2011, às 19h30
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Léo Silva, Jailson (AME)
Cartões vermelhos: -
GOLS: -
PORTUGUESA: Weverton; Luís Ricardo, Rogério, Mateus e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Guilherme, Marco Antônio e Henrique (Lucas Gaúcho, 31'/2ºT); Ivo (Rai, 20'/2ºT) e Edno. Técnico: Jorginho.
AMERICANA: Jaílson; Paulo Sérgio, Henrique, Thiago Gomes e Magal; Alê, Luiz Felipe (Julio Cesar, 29'/2ºT), Léo Silva e Marcinho; (Charles, 31'/2ºT) André Luiz (Kassio, 25'/2ºT) e Reinaldo. Técnico: Toninho Cecílio.
- Matéria
- Mais Notícias