menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Ary Graça: ‘Bernardinho é o melhor do mundo no masculino’

Lela, pai de Alecsandro, marcou época quando atuou pelo Coritiba (Foto: Reprodução da Internet)
imagem cameraLela, pai de Alecsandro, marcou época quando atuou pelo Coritiba (Foto: Reprodução da Internet)
Dia 27/10/2015
22:16

  • Matéria
  • Mais Notícias

Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei desde 1997, Ary Graça foi o grande responsável por levar o técnico Bernardinho para o comando da Seleção Brasileira masculina. Depois de um mau resultado do time nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney (AUS) - o Brasil foi sexto lugar, - o então treinador, Radamés Lattari, deixou o comando. Ary, então, convidou Bernardinho, que, aquela altura, acabara de ser medalhista de bronze com a equipe feminina na mesma competição.

A resposta positiva foi imediata. O técnico se viu diante de um novo desafio em sua carreira e passou a comandar os homens, sendo anunciado em novembro de 2000. A estreia, porém, só aconteceu dia 4 de maio do ano seguinte. Nesta quarta-feira, faz dez anos da estreia, contra a Noruega, em um amistoso em Portugal.

Veja as conquistas de Bernardinho nos 10 anos de Seleção

Ary Graça via em Bernardinho como um profissional capacitado para reerguer o time masculino. Além disso, características como a seriedade e a disciplina foram fatores importantes na decisão do presidente da Confederação.

E MAIS: Gustavo e Nalbert: símbolos de Bernardinho na Seleção

- O caráter dele casa com a filosofia implantada por mim. Acredito e prezo pela disciplina, pela responsabilidade. Ele está conosco a tantos anos pois está acoplado a uma filosofia geral, que, desde o início, tem sido bastante vencedora. Ele é um ganhador nato, e o nosso convívio profissional chegou à perfeição - disse Ary, em entrevista exclusiva ao LANCENET!.

Veja também: Hugh Mccutcheon: 'Vencer o Bernardinho foi especial'

Pela Seleção, Bernardinho disputou 349 partidas. São 313 vitórias e só 36 derrotas em dez temporadas. Uma impressionante média de 89,6% de aproveitamento. Em 35 campeonatos, são 27 títulos. Ou seja: em 77,1% das competições que disputou com o técnico o Brasil saiu com a medalha de ouro no peito. Números que, para Ary Graça, tem um significado.

FOTOS: OS DEZ ANOS DE BERNARDINHO NA SELEÇÃO

- Os números falam por mim: ele é o melhor técnico de times masculino do mundo. Não há igual. Na medida que somos uma equipe tão vencedora, não importam mais os resultados. O trabalho dele é muito sério, íntegro e de responsabilidade - completou.

  • Matéria
  • Mais Notícias