menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Aproveitamento do Timão com Alex e Danilo juntos cai quase 30%

Nova camisa do Palmeiras (Foto: Divulgação)
imagem cameraNova camisa do Palmeiras (Foto: Divulgação)
Dia 27/10/2015
23:39

  • Matéria
  • Mais Notícias

Contra o Figueirense, o Corinthians voltou a jogar no 4-2-3-1, com Danilo e Alex titulares. E, assim como ocorreu nos primeiros 45 minutos diante do Atlético-MG, a equipe atuou mal, sendo marcado com facilidade pela equipe catarinense que, além de não tomar, ainda fez no contra-ataque.

Receba antes as notícias do Timão no seu celular!

Com Emerson no lugar de Welder e Willian na vaga de Danilo, a equipe cresceu no 2 tempo, pressionou, criou chances. O empate não saiu por erros de finalização. Mas parece que Tite se tocou...

Na entrevista coletiva após a derrota, a segunda dentro de casa, o treinador admitiu a necessidade de mudança tática, de encontrar uma nova alternativa para armar sua equipe.

– É necessário ter mais equilíbrio, melhorar a criação ofensiva e defensiva e criar alternativas a mais, formas diferentes de atuar – confessou.

Na sequência, o comandante do Timão tentou explicar por que não tomou tal atitude com mais antecedência. Na verdade, colocou culpa na maratona de jogos da equipe, que atuou na última quarta-feira, em Minas Gerais, e voltou à campo no sábado, diante do Figueirense em casa.

– Do último jogo, foram menos de 72 horas de diferença. Precisamos readquirir o ritmo normal dos atletas. O Liedson, por exemplo, mesmo com o retorno antecipado, atuou no jogo inteiro porque preciso de um goleador. Mas é necessária a retomada física do plantel para que sejam retomadas as alternativas – afirmou.

DANILO E ALEX = QUEDA
Os números costumam comprovar, de maneira fria, situações positivas e negativas que se vêem dentro de campo. Em relação à presença simultânea de Alex e Danilo na equipe titular, os números mostram que o Corinthians caiu de produção.

Com apenas um dos meias como titular – Danilo, na maioria das vezes –, o Timão disputou 12 partidas no Brasileirão. O aproveitamento foi de 77,7%, após nove vitórias, um empate e duas derrotas.

Após a lesão de Liedson, que operou após a vitória sobre o Botafogo – última da sequência inicial de nove vitórias e um empate –,Tite foi obrigado a mudar a equipe. Num primeiro momento, com Emerson e Willian revezando na frente. Depois, com Alex na equipe titular. E aí veio o problema...

Com dois meias, a equipe caiu. E os números mostram. Foram duas vitórias, três empates e uma derrota com Danilo e Alex juntos. O aproveitamento caiu quase 30% (veja abaixo). Detalhe: na segunda vitória, Tite deixou os dois, mas pôs Sheik e alterou o sistema: 4-2-2-2.


TIMÃO COM DANILO OU ALEX - 77,7%

Grêmio (V)
Coritiba (V)
Flamengo (E)
Fluminense (V)
São Paulo (V)
Bahia (V)
Vasco (V)
Inter (V)
Botafogo (V)
Cruzeiro (D)
Avaí (D)
América-MG (V)

TIMÃO COM OS DOIS MEIAS - 50%

Atlético-GO (V)
Atlético-PR (E)
Santos (E)
Ceará (E)
Atlético-MG (V)
Figueirense (D)

BATE-BOLA

Alex, camisa 12 do Timão, titular da equipe há seis jogos (ao lado de Danilo)

‘Sistema ainda pode dar certo’

A equipe voltou a não jogar bem. Como vê a possibilidade de uma troca do sistema, sem dois meias?
Agora que perdemos, dizem que não dá certo. Mas antes era possível se os dois se dispusessem a se movimentar e mudar um pouco de posição, como estamos fazendo. Ainda pode dar certo o esquema.

Você estaria disposto a trocar de função para permanecer no time?
Se precisar, troco de posição para colaborar com o time, sem problema nenhum. Mas eu creio que sempre poderei colaborar um pouco mais se atuar dentro das minhas características. E cada jogador tem características que se adaptam a determinada posição no campo.

Você, com toda experiência que adquiriu, teria coragem de chegar no treinador e pedir para alterar o sistema da equipe que não está dando certo? Ou isso não se faz?
É complicado um jogador ir ao treinador para pedir uma mudança de posição, mesmo que isso seja para a melhora da equipe. É difícil...

  • Matéria
  • Mais Notícias