menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Agência brasileira de doping começa a trabalhar nesta segunda-feira

Torcedora gremista levou cães para votar no Olímpico (Foto: Eduardo Moura)
imagem cameraTorcedora gremista levou cães para votar no Olímpico (Foto: Eduardo Moura)
Dia 27/10/2015
22:45

  • Matéria
  • Mais Notícias

Criada no fim de 2011 para atender exigência da Agência Mundial Antidoping (Wada), a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) inicia nesta segunda-feira seus primeiros exames antidoping. E os escolhidos para os primeiros testes foram os compeditores beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Os exames serão feitos em Brasília (segunda e terça), São Paulo (dias 25, 26 e 27) e no Rio de Janeiro (dias 29 e 30).

Serão realizados cem exames em parceria com o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (Ladetec), único no Brasil credenciado pela Wada. Os atletas vão ser submetidos a controles de dopagem a partir de amostras de urina ou sangue. As coletas serão executadas pelo oficial da Agência de Controle de Dopagem de Portugal, João Marques, que veio ao país para realizar os exames.

Segundo o Ministério do Esporte, para atender a todos os protocolos estabelecidos pela Wada, a ABCD utilizou o acordo de cooperação técnica entre Brasil e Portugal para trazer o médico.

Ainda segundo a pasta, desde 2010, todos os competidores que integram o programa Bolsa-Atleta assinam um termo de adesão, concordando em se submeter aos exames de controle de dopagem em qualquer período do ano.

Criada no dia 30 de novembro de 2011 pelo decreto 7.630 da presidente Dilma Rousseff, a ABCD demorou três anos para nascer. Seu diretor é Marco Aurelio Klein, também diretor da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. O site da entidade é www.abcd.gov.br.

  • Matéria
  • Mais Notícias