Abertura dos Jogos Militares emociona o Engenhão

- Matéria
- Mais Notícias
Foram pouco mais de duas horas e meia de festa, neste sábado. Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, na cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares e participaram ativamente do show, em vários momentos marcantes da noite.
A cerimônia começou com um show da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira. Os aviões sobrevoaram o Engenhão fazendo manobras bem próximas ao estádio, levando o público ao delírio. E era só o início da festa.
FOTOS: Veja as imagens da cerimônia de abertura
Em seguida, bandas militares se apresentaram, entre elas a do Corpo de Bombeiros, muito aplaudida pelo público. Após a apresentação, foi a vez de ser anunciada no estádio a presença da presidente Dilma Roussef, muito aplaudida pelo público, ao contrário do que ocorreu nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vaiado no Maracanã.
A cerimônia de abertura dos Jogos Mundias Militares 2011
Em seguida foi a vez do desfile das delegações. Um a um, os 114 países participantes desfilaram pelo estádio. A entrada dos países foi por ordem alfabética. O Brasil fechou o desfile. O público vaiou bastante a delegação americana e a argentina. A Itália enviou apenas três representantes para o desfile, número mínimo obrigatório de integrantes na cerimônia.

A entrada da delegação brasileira foi bastante comemorada pelo público presente no Engenhão. Os atletas foram aplaudidos de pé, aos gritos de 'Brasil, Brasil, Brasil'. Ribamar Bandeira, ex-atleta do pentatlo militar, foi o porta-bandeira da delegação.
Após as apresentações infantis na cerimônia de abertura, veio um dos momentos mais esperados da noite, o acendimendo da Pira Olímpica. O revezamento da tocha no Engenhão começou com o marinheiro Jadel Gregório, do salto triplo. Ele passou a tocha para o sargento do exército Anderson, campeão olímpico em Atenas 2004, pela Seleção Brasileira de vôlei.
A cerimônia encerrou-se com uma roda de samba, com Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão e Dudu Nobre.
- Foi algo que até certo ponto me surpreendeu. Muito bonita e vibrante - disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Quem também prestigiou a festa foi o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
- Simples, contagiante, efeitos luminosos maravilhosos. Foi um belo espetáculo - afirmou.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, elogiou a festa.
- Um show que, com certeza, alegrou a todos e começamos muito bem os Jogos.
- Matéria
- Mais Notícias















