Brasil
escudo brasil
5
1
Federacion_Boliviana_de_Futbol-aspect-ratio-88-88
Bolívia

Com Neymar histórico, Brasil goleia a Bolívia pelas Eliminatórias na estreia de Diniz

Camisa 10 ultrapassa Pelé na artilharia da Seleção e ajuda na goleada em Belém

53174522058_9db8bb4c7b_k-aspect-ratio-512-320
Seleção Brasileira goleou a Bolívia no Mangueirão, em Belém (PA), pelas Eliminatórias (Foto: Vitor Silva/CBF)

Escrito por

A Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 5 a 1, nesta sexta-feira (8), em Belém (PA), no Mangueirão, e iniciou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 com o pé direito. Os gols da vitória do Brasil foram marcados por Rodrygo (duas vezes), Raphinha e Neymar (duas vezes), que ultrapassou Pelé na artilharia histórica da Amarelinha. Os bolivianos descontaram com Ábrego.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Dessa forma, Fernando Diniz estreou na Seleção somando três pontos e assumindo a liderança das Eliminatórias. Já a Bolívia fica na penúltima posição da tabela.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

CINCO LANCES QUE MARCARAM O DUELO

> PÔ, NEY! O camisa 10 da Seleção teve uma oportunidade de ouro em cobrança de pênalti sofrido por Rodrygo, mas bateu de uma forma displicente e perdeu a chance de abrir o placar.

> RODRYGOL! Se Neymar não fez, Rodrygo aproveitou a chance que teve ainda no primeiro tempo. O inspirado goleiro Viscarra deu rebote em chute de Raphinha e o atacante do Real Madrid usou o recurso do carrinho para completar para o gol abrindo o placar.

> QUASE GOL DE PLACA! Neymar estava disposto a ultrapassar Pelé de forma gloriosa. Em jogada individual, o camisa 10 driblou mais da metade da equipe boliviana, mas na hora da finalização, parou no goleiro Viscarra. Seria um golaço ao estilo "Menino Ney".

> ABRIU A PORTEIRA! Na volta do intervalo, o Brasil conseguiu desbloquear os gols e já fez 2 a 0 com Raphinha. Não demorou muito e foi a vez de Rodrygo ampliar para 3 a 0.

> NEYMAR HISTÓRICO! Ele vinha tentando e conseguiu. Após grande jogada coletiva, a bola chegou para Rodrygo dentro da área, que ajeitou para Ney marcar o gol e ultrapassar Pelé na artilharia história da Seleção Brasileira, segundo os critérios da Fifa.

FBL-WC-2026-SAMERICA-QUALIFIERS-BRA-BOL
Brasil goleou a Bolívia com grandes atuações individuais (Photo by CARL DE SOUZA / AFP)

PRIMEIRO TEMPO

A Seleção Brasileira cumpriu o protocolo de um time favorito contra a Bolívia: teve posse de bola, impôs seu jogo e pressionou. No entanto, apesar desse "checklist", fez apenas um gol com Rodrygo aproveitando rebote de Viscarra. Foi pouco, já que Neymar perdeu pênalti e ficou muito perto de marcar um golaço. Ainda assim, é preciso destacar que em alguns momentos, apesar do domínio das ações, a equipe mostrou lentidão na troca de passes e na retomada da posse, quando acelerou o jogo, melhorou. A verdade é que o Brasil podia muito mais no primeiro tempo.

SEGUNDO TEMPO

Não demorou muito para a Seleção Brasileira compensar a falta de gols na primeira etapa. Logo no primeiro minuto, Raphinha aproveitou passe de Neymar para ampliar o placar para 2 a 0. Pouco depois, Rodrygo fez seu segundo gol na partida e o terceiro da Amarelinha, que ainda teve uma demora enorme do VAR para ser confirmado. Mas faltava o dele, o de Ney, para bater o recorde de Pelé. Foi do camisa 10 o quarto e o quinto gols do Brasil, que ainda foi vazado com um belo tento de Ábrego.

O QUE VEM POR AÍ

Com o resultado, o Brasil assume a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. A Seleção empata em pontos com Uruguai, Argentina e Colômbia, mas leva vantagem no saldo de gols. Agora, o próximo compromisso da Amarelinha é na terça-feira (12), diante do Peru, em Lima, às 23h (de Brasília). No mesmo dia, às 17h, a Bolívia recebe a Argentina, na altitude de La Paz.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 5 x 1 BOLÍVIA
Local:
Mangueirão, em Belém (PA)
Data e hora: 8/9/2023, às 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Juan Gabriel Benítez (PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Milciades Saldivar (PAR)
VAR: Carlos Benítez (PAR)
Público e renda: 48.183 pagantes/R$ 10.887.550,00
Cartões amarelos: Neymar (BRA) Ursino e Marcelo Moreno (BOL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Rodrygo, 24'/1ºT (1-0), Raphinha, 1'/2ºT (2-0), Rodrygo, 7'/2º (3-0), Neymar,15'/2ºT (4-0), Ábrego, 32'/2ºT (4-1), Neymar, 48'/2ºT (5-1)

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães (Ibañez, 38'/2ºT) e Renan Lodi (Caio Henrique, 25'/2ºT); Casemiro, Bruno Guimarães (Joelinton, 25'/2ºT) e Neymar; Raphinha, Rodrygo (Gabriel Jesus, 43'/2ºT) e Richarlison (Matheus Cunha, 25'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz.

BOLÍVIA: Viscarra; Quinteros, Jusino e Suárez; Medina, Villamil, Bejarano (Hector Cuellar - intervalo), Cespedes (Ursino, 12'/2ºT) e Roberto Fernandez (Carlos Roca, 12'/2ºT); Arrascaita (Jaume Cuéllar, 30'/2ºT) e Marcelo Moreno (Ábrego, 25'/2ºT). Técnico: Gustavo Costas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter