Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

São Paulo avalia com Peru como aproveitar Cueva; veja possibilidades

Clube tenta encontrar uma maneira de diminuir o tempo de desfalque do peruano, que disputará a repescagem para a Copa do Mundo contra a Nova Zelândia no próximo mês

Meia desfalcará o São Paulo por três ou quatro jogos para tentar levar seu país à Copa (Divulgação/Seleção Peruana)
Escrito por

Nos dois últimos jogos, ficou clara a importância de Cueva na luta do São Paulo para evitar o rebaixamento no Brasileiro: sem ele, o time pouco jogou e perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG; no sábado, contra o Atlético-PR, o camisa 10 deu as duas assistências para a vitória de virada por 2 a 1. É com esse pensamento que o clube avalia com a seleção do Peru uma forma de diminuir o tempo que o meia desfalcará o Tricolor para jogar a repescagem para a Copa do Mundo.

Houve uma novidade recente em relação ao caso: a Federação Peruana de Futebol conseguiu alterar as datas dos jogos contra a Nova Zelândia, e as partidas ocorrerão em 11 de novembro, na Oceania, e 15 de novembro, em Lima, na América do Sul. Essa alteração interfere diretamente na apresentação de Cueva, já que a Fifa impõe como obrigatória a liberação dos jogadores só cinco dias antes das partidas.

No momento, o São Paulo informa que está avaliando as possibilidades. Nas datas anteriores estipuladas para a repescagem, Cueva ficaria fora de quatro jogos em novembro: contra Atlético-GO, no dia 6, Chapecoense, dia 9, Vasco, dia 12, e Grêmio, dia 15. No sábado, em entrevista coletiva depois da vitória sobre o Atlético-PR, o técnico Dorival Júnior tornou público seu desejo de ter o meia em, ao menos, duas dessas partidas.

Veja as possibilidades em relação a Cueva nessa partidas:

Desfalque em três jogos: liberação em cima da hora
Caso não se machuque nem fique suspenso, Cueva ficará à disposição de Dorival até o clássico contra o Santos, no dia 28, no Pacaembu. O São Paulo pode fazer um acerto com os peruanos para ter o meia contra o Atlético-GO, dia 6, que é exatamente quando o clube deveria liberá-lo, dentro das regras da Fifa. O jogador atuaria em Goiânia e viajaria para se juntar à seleção na sequência.

Desfalque em três jogos: muda jogo do Brasileiro
Outra solução para ter Cueva contra o Atlético-GO, que também luta contra o rebaixamento no Brasileiro, envolve a CBF. Se o Tricolor conseguir mudar a partida contra o time goiano para o dia 5, pode bater o pé com a seleção peruana em relação às regras da Fifa e liberar o meia só no dia seguinte, ou permitindo seu embarque direto de Goiânia para se juntar à seleção.

Desfalque em quatro jogos
​É a possibilidade mais provável, já que cumpre exatamente o que está previsto. Mas o São Paulo tem um trunfo. O técnico da seleção, Ricardo Gareca, gostaria de ter todos os seus jogadores a partir do dia 1º, melhorando a preparação visando a partida que pode colocar o Peru na Copa do Mundo. Teoricamente, o Tricolor não precisa liberar Cueva tão cedo, e pode acertar uma programação com Gareca para ter o meia contra o Atlético-GO, no dia 6.

Desfalque em dois jogos
​A hipótese cogitada por Dorival Júnior não existe mais. Só poderia ocorrer se as datas originais da repescagem (6 e 14 de novembro) fossem mantidas, e caso tivesse sucesso com a CBF a negociação de mudança das datas das partidas contra Atlético-GO e Grêmio.