Santos volta para a zona do rebaixamento no Brasileirão
Santos está em 17º lugar com 14 pontos no Campeonato Brasileiro

Os resultados da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro não favoreceram o Santos na tabela. Com a derrota do Red Bull Bragantino para o Vitória por 1 a 0, neste domingo (20), no Barradão, o Peixe voltou para a zona de rebaixamento. O gol do Leão da Barra foi marcado por Renato Kayzer.
O Santos havia respirado aliviado após a vitória por 3 a 2, de virada, sobre o Fortaleza, no Castelão, antes da pausa na competição para o Mundial de Clubes da Fifa. O duelo foi realizado no dia 12 de junho. O tirunfo deixou o time de fora do Z4 no período das férias.
O retorno ao Brasileirão foi adiado por conta da remarcação do clássico contra o Palmeiras, e o Peixe só voltou a campo oficialmente no dia 16 de julho, contra o Flamengo, ficando mais de um mês sem atuar.
O Alvinegro chegou a "ensaiar" a escalação para o duelo contra o time de Filipe Luís em um amistoso diante da Desportiva Ferroviária, no Espírito Santo. Na ocasião, o Santos venceu por 3 a 1.
Dias depois, em uma atuação de gala de Neymar, o Alvinegro superou o então líder Rubro-Negro em uma Vila Belmiro lotada, reacendendo a esperança do torcedor de que o elenco possa brigar por 'coisas maiores', como costumavam afirmar os jogadores e o auxiliar Cléber Xavier em entrevistas coletivas.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos

E agora?
Com apenas 33% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, o Santos voltou a figurar na zona de rebaixamento. O clube soma 14 pontos e ocupa a 17ª colocação, empatado com o Vasco, mas à frente nos critérios de desempate.
Vale lembrar que o Alvinegro Praiano tem um jogo a menos, devido ao adiamento do Clássico da Saudade contra o Palmeiras.
Após uma atuação convincente na vitória por 2 a 0 sobre o então líder Flamengo, na Vila Belmiro, a torcida se encheu de esperança.
Neymar, autor de um dos gols naquele duelo, adotou um discurso cauteloso no vestiário, alertando que vencer o Rubro-Negro não tornava o Santos o melhor time do campeonato, mas reforçou a importância de o elenco acreditar no próprio potencial e se arriscar mais em campo.
No entanto, a derrota por 3 a 0 para o Mirassol, fora de casa, caiu como um balde de água fria sobre os torcedores que vinham se animando com a evolução da equipe durante a intertemporada — que teve como ponto alto a confirmação da permanência de Neymar até o fim da temporada.
Além da presença do camisa 10, o clube também contou com os reforços de Igor Vinícius e Willian Arão, além da entrada do jovem Robinho Jr. nos dois últimos compromissos, nomes que empolgaram o torcedor.
Mas a instabilidade defensiva voltou a aparecer, e as falhas comprometeram o desempenho coletivo. O técnico Cléber Xavier, que já havia alertado para a necessidade de fortalecer o aspecto mental da equipe, também foi alvo de críticas pelas escolhas na escalação, especialmente pelas entradas de Zé Ivaldo e Diego Pituca.
Para piorar, o Santos não contará com o volante Tomás Rincón, suspenso para o próximo compromisso. O venezuelano, capitão da equipe, fez críticas contundentes após o revés no interior paulista.
— Por isso o placar foi 3 a 0. Não fizemos nem metade do jogo que fizemos contra o Flamengo na marcação. O Flamengo foi superior na posse de bola, e hoje o Mirassol foi superior em todos os quesitos. Agora é descansar, porque quarta tem mais um desafio — disse Neymar, ainda no gramado.
A derrota impediu o Peixe de conquistar a terceira vitória consecutiva na competição. Após a folga deste domingo (20), o elenco se reapresenta na tarde de segunda-feira (21) para iniciar a preparação visando o confronto com o Internacional. O Colorado, que venceu o Ceará por 1 a 0 no Beira-Rio, ocupa a 12ª colocação, com 17 pontos.
Tudo sobre

Santos
Santos confirma amistoso durante intertemporada no Pacaembu
Há 16 horas
Santos
Santos aguarda posicionamento da Conmebol sobre jogo na Venezuela após terremotos
Há 17 horas
Santos
Camisa azul inspirada em Neymar rende R$ 6,5 milhões ao Santos em um ano
Há 20 horas
Santos
Cuca inicia treinos táticos no Santos e ganha reforços durante intertemporada
Há 1 dia
Copa do Mundo 2026
Do Japão para o Brasil: relembre os japoneses que atuaram no país do futebol
Há 3 dias
Copa do Mundo 2026
Brasileirão na Copa do Mundo: quem avança e quem volta para casa?
Há 3 diasMais LANCE!

Alexandre Mattos abre o jogo sobre reforços no Santos: 'Priorizar categoria de base'

Artista aceita troca de imóveis com Neymar por mansão em Mangaratiba

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão

Ketlen vive o Santos e sonha em ampliar legado: 'Quero mais títulos'

Santos intensifica preparação física com treinos em dois períodos no CT Rei Pelé

Titular no sub-17, Arthur do Vale ganha espaço como goleiro do sub-20 do Santos

Santos aproveita pausa da Copa do Mundo para revitalizar gramados do CT Rei Pelé

A menos de um mês da volta do Brasileirão, veja a situação de cada clube no mercado

Após reapresentação, Santos vive cenário de incertezas e cautela no mercado

Confira agenda de jogos do Santos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana

Com estreia próxima, Neymar usará equipamento exclusivo e de alto custo; veja valores

Com novo modelo de horários e jogos durante a Copa, CBF divulga tabela do Brasileirão

Santos se reapresenta no CT Rei Pelé após 21 dias de férias






