Dorival vê forte marcação em Lucas Lima, mas avisa: ‘Não anula o Santos’

Comandante alvinegro reconhece que os rivais têm se dedicado à marcação do meia Lucas Lima, mas enaltece os demais jogadores e não vê a equipe dependente só do camisa 20

Dorival Júnior, técnico do Santos
Dorival Júnior não vê o Santos exclusivamente dependente de Lucas Lima para criar jogadas (FOTO: Ivan Storti)

Escrito por

Que o meia Lucas Lima é o grande destaque do setor de criação do Santos ninguém discute. O camisa 20, convocado constantemente para defender a Seleção Brasileira, é o responsável pela armação no meio-campo e, consequentemente, atrai os olhares dos marcadores.

No próximo domingo, pela semifinal do Paulistão, Lucas Lima reencontrará uma equipe que soube marcá-lo na decisão da Copa do Brasil de 2015: o Palmeiras. Entretanto, para o técnico Dorival Júnior, destinar marcação especial ao camisa 20 não significa anular o setor de criação por completo e ainda comparou o meia ao trio MSN, anulado pelo Atletico de Madrid na Liga dos Campeões.

Para Dorival, a "obsessão" para diminuir os espaços de Lucas pode abrir brecha justamente para outros jogadores, como Vitor Bueno, que tem se firmado como titular e inclusive marcou dois gols na vitória do Peixe sobre o São Bento, no último domingo, na Vila Belmiro.

- Que grande equipe não está dependente de seu melhor jogador? Do seu jogador que mais chame a atenção? Com todas as equipes acontece isso. Outro dia vimos o Barcelona muito bem marcado e de repente as dificuldades aconteceram. Não quer dizer que não criaram, mas aconteceram dificuldades. Poderiam ganhar o jogo, criar oportunidades. Seus três grandes jogadores foram bem marcados. Até a grande equipe do futebol mundial tem seus dias. Com o Lucas bem marcado, outros jogadores vão aparecer. O Vitor está muito bem. Eu sou muito tranquilo em relação a isso. Acho que o Santos é uma equipe que depende sim de seu grande nome, mas também independe em muitos momentos para que possa encontrar uma solução. Obviamente que com ele muito bem marcado as opções possam diminuir, mas não ao ponto de impedir de chegar ao gol do adversário - disse o comandante.

Apesar de reconhecer que haverá forte marcação sobre Lucas Lima, Dorival não trabalha com a possibilidade de um "elemento surpresa". Para o treinador, as duas equipes já se conhecem o suficiente para conhecer os pontos positivos e negativos.

- Acho que elemento surpresa em duas equipes que se conhecem muito bem, não sei se acontecem. Alguns jogadores, dois ou três, podem estar em uma tarde diferenciada e serem fundamentais. Acho que são duas equipes que se conhecem a fundo. Tanto os jogadores que estarão entrando. Não vejo uma situação que alguém possa surpreender - explicou.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter