Assembleia para votar impeachment de Peres no Santos é marcada; entenda o processo

Votação acontecerá no dia 22 de novembro e não terá voto à distância 

José Carlos Peres
Peres pode ficar até 10 anos sem concorrer a cargos eletivos no Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Escrito por

A presidência do Conselho Deliberativo do Santos confirmou que a Assembleia Extraordinária de Sócios para definir o impedimento, ou não, do presidente José Carlos Peres acontecerá no próximo domingo (22).

A votação acontecerá no Ginásio Athie Jorge Cury, na Vila Belmiro, das 10h às 18h, sendo das 10h às 11h horário preferencial para idosos. As urnas serão instaladas apenas em Santos e o voto à distância, já aprovado pelos conselheiros para o pleito presidencial previsto para 12 de dezembro, ainda não estará disponível.

As autoridades sanitárias de Santos foram notificadas pela Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e autoriziou a Assembleia mesmo em meio a pandemia do novo coronavírus. A Baixada Santista se encontra na fase verde do Plano São Paulo, plataforma estadual de reabertura gradativa.

Ainda assim, alguns protocolos precisarão ser respeitados, como a utilização de máscaras em todo o tempo, impedimento de alimentação no ginásio, acesso irrestrito a locais com álcool em gel e recomendação para que os sócios levem as suas próprias canetas para preenchimento das cédulas, além da orientação de não comparecimento se algum eleitor estiver diagnosticado ou com sintomas de Covid-19.

O quórum mínimo será de 100 sócios votantes e 2/3 dos associados precisarão ser favoráveis ao impedimento de José Carlos Peres para consumar a decisão. Se os votos apresentarem quantidade inferior, o presidente voltará ao exercício da sua função até o dia 31 de dezembro, quando se encerra a sua gestão.

Para os interessados em participar, será necessário o porte da carteira de sócios e um documento oficial com foto recente. Associados inadimplentes tem entre os dias 12 e 16 de novembro para acertar as suas pendências e ter os seus direitos a voto intactos.

PERES AFASTADO

A abertura do processo de impeachment contra José Carlos Peres foi definida no dia 28 de setembro, após mais de 2/3 do Conselho Deliberativo ser favorável ao parecer da Comissão de Inquérito e Sindicância que endossou o relatório emitido pelo Conselho Fiscal que apontava irregularidades administrativas nas contas do Peixe em 2019, como pagamento não relatado de comissão a um empresário na transação do atacante Bruno Henrique ao Flamengo, em janeiro de 2019, gastos excessivos no cartão corporativo do clube, entre outras questões. 

Na última quinta (05), os conselheiros mantiveram o processo de impedimento em uma segunda votação onde Peres tinha direito a apresentar a sua ampla defesa, mas não utilizou da possibilidade alegando que o seu e-mail corporativo foi bloqueado após o afastamento e ele não foi comunicado sobre os prazos. A Mesa Diretora do Conselho Deliberativo refuta a argumentação do presidente afastado.

A suspensão temporária de José Carlos Peres segue as alterações estatutárias feitas pelo Santos em 2019 para adequação ao Profut, programa de refinanciamento de dívidas dos clubes brasileiros. Caso os sócios aprovem o impeachment, Peres ficará 10 anos impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo no Alvinegro Praiano. Os demais membros do Comitê de Gestão, Anilton Perão, Estavam Juhas, Fábio Gaia, José Bruno Carbone, Matheus Rodrigues, Paulo Shiff e Pedro Doria, precisariam de processos individuais na Comissão de Inquérito e Sindicância abertos no Egrégio para sofrerem eventuais punições previstas no Estatuto Social.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter