Curiosidades olímpicas: em 1924, Paris sedia os Jogos pela segunda vez
Competição contou com 'ator medalhista', finlandês dominante no atletismo, e a construção da primeira Vila Olímpica para abrigar os atletas

Inconformado com o fracasso dos Jogos de 1900, em Paris, o francês Barão de Coubertin, criador das Olimpíadas da Era Moderna, levou novamente o evento para a capital do seu país e precisou de muito empenho para convencer o COI (Comitê Olímpico Internacional) de que a cidade tinha capacidade de fazer um grande evento. Paris venceu Amsterdã e Los Angeles na disputa.
O nadador americano Johnny Weissmuller, de 20 anos, ganhou três medalhas de ouro na natação e uma de bronze no polo aquático e foi um dos destaques dos Jogos. Mais tarde, ele ficou famoso atuando como Tarzan em 12 filmes de Hollywood (veja abaixo).
O corredor finlandês Paavo Nurmi ganhou cinco medalhas de ouro, para somar às três que havia ganho em 1920. Seu desempenho mais espetacular ocorreu em 10 de julho. Primeiro, ele venceu com facilidade os 1.500m e, em seguida, apenas 55 minutos depois, ele voltou para a pista para ganhar a prova dos 5.000m.
Os Jogos de Paris-1924 foram imortalizados no filme ganhador de quatro Oscars, "Carruagens de Fogo" (veja o trailer abaixo), de 1982, sobre os corredores britânicos Eric Liddell e Harold Abrahams. Esse último venceu a prova dos 100m, a mais charmosa do atletismo, pondo fim a uma invencibilidade americana na distância. A música tema virou o hino de todos os corredores.
A nadadora americana Gertrude Ederle faturou a medalha de ouro na prova de revezamento 4x100m livre e a de bronze nos 100m e nos 400m livre. Mas ela ficaria famosa por uma façanha que faria dois anos mais tarde, em 1926, quando se tornou a primeira mulher a atravessar o Canal da Mancha, batendo o recorde do italiano Enrique Tiraboschi, com a marca de 14h39min.
Pela primeira vez, os Jogos tiveram uma espécie de Vila Olímpica, com a construção de várias casas de madeira, que abrigaram mais de 3 mil atletas.

Mais Esportes
Férias de janeiro: celebre o legado dos Jogos de 2016 no Rio Museu Olímpico
Há 5 meses
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe retomará atividades no sábado, no Rio
Há 6 anos
Mais Esportes
Campo Olímpico de Golfe disputa prêmio de melhor do mundo
Há 6 anos
Mais Esportes
Os planos para o campo olímpico de golfe do Rio para 2020
Há 6 anos
Mais Esportes
Ginasta brasileira brilha nos EUA e prepara futuras campeãs
Há 6 anos
Mais Esportes
Queda de investimentos põe o futuro do vôlei em xeque e leva CBV a agir
Há 7 anosMais LANCE!

Ryan Lochte é suspenso por 14 meses após infringir regras de doping

Rafaela Silva relata preconceito ao ser parada por policiais no Rio

Michael Phelps anuncia o nascimento de seu segundo filho

'Pensei em suicídio', revela Phelps, em conferência sobre saúde mental

Nas redes sociais, atletas postam fotos em clima natalino

FBI investiga compra de votos na escolha do Rio como sede olímpica

Após pressão, COB marca Assembleia para rever participação dos atletas

Comissão de Atletas pede ao COB revisão de votação do estatuto

Ouro na Rio 2016 vence MasterChef com receita em homenagem ao Brasil

Presidente do COB diz que entidade já mudou e pede: 'Vejam com outros olhos'

Emais de dirigentes do COB indicam troca de favores com o COI

Após Rio-2016, Arena Carioca 1 receberá 19 jogos do NBB

Wanderley altera estatuto do COB para não assumir Comitê Rio-2016



