Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Senhor Paulistão’, Luxa se isola como o maior vencedor da competição

Treinador conquista o nono título do Campeonato Paulista e supera marca de Lula, técnico do Santos na era Pelé. Vanderlei Luxemburgo fatura o quinto estadual pelo Palmeiras

Escrito por

A volta ao Palmeiras significava muito para Vanderlei Luxemburgo. Era o momento de provar que poderia retomar o caminho dos títulos e nada melhor do que voltar a vencer no Campeonato Paulista, sua especialidade.

A conquista de 2020 é a nona de Luxa no estadual paulista. São cinco com o Palmeiras, duas com o Santos, e uma com Corinthians e Bragantino. Ele deixa para trás Luís Alonso Perez, o Lula, responsável por oito conquistas na era Pelé.

O aproveitamento de Luxemburgo pelo Palmeiras é impressionante. Ele comandou o clube em seis Paulistas e levantou cinco vezes o troféu: 1993, 1994, 1996, 2008 e 2020. A única vez em que perdeu aconteceu em 2009, quando acabou eliminado pelo Santos, na semifinal.

O treinador é responsável por todos os títulos estaduais do Verdão nos últimos 44 anos. O último a vencer sem ser ele foi o ex-volante Dudu, em 1976. Aquele torneio foi último antes do jejum de quase 17 anos e que acabou justamente com Vanderlei.

O retorno repetiu o feito de 2008 e, 12 anos depois, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo é novamente campeão paulista.

Agência Palmeiras/Divulgação