Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Todas as taças e campanhas do Palmeiras, maior campeão do Brasil

Verdão encerra jejum de 22 anos sem conquistar o Brasileirão e amplia sua vasta galeria, que agora tem 12 grandes troféus nacionais. Nenhum clube ganhou mais...

LANCE!
Escrito por

O Palmeiras é, de novo, campeão brasileiro! Taças nacionais não faltam na galeria do maior campeão do Brasil, mas a espera de quase 22 anos por outro título do Campeonato Brasileiro levou o palmeirense à loucura em 2016. Pode comemorar! E não perca a conta, pois ninguém soma mais troféus na história brasileira: são 12! Títulos conquistados por craques de diferentes gerações marcam a trajetória do Alviverde Imponente, que de fato é (outra vez) campeão! Menos de um ano depois de erguer a Copa do Brasil, é hora de voltar a festejar o Brasileirão, que não vinha desde 1994. A rica história de domínio dentro do território brasileiro começou muito antes, nos anos 60, e o LANCE! relembra as campanhas e os heróis do maior colecionar de taças do país.

Não foi a primeira vez que o palmeirense viveu uma longa espera por um Brasileirão. Entre 1973 e 1993 foram 20 anos. Foi em dose dupla nos anos 70, foi também com dobradinha nos anos 90... Times inesquecíveis. Como 2016, ano de incrível comunhão entre time e torcida, jamais será esquecido. Apenas Palmeiras e Santos conquistaram todos os grandes títulos nacionais já disputados na história do futebol brasileiro: Brasileirão, Robertão e Taça Brasil, conquistas que a CBF "unificou" em 2010, e Copa do Brasil, iniciada em 1989. O Brasileiro de 2016, que teve o título confirmado com 23 vitórias, oito empates e seis derrotas, se junta a outros oito, além de três Copas:

CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO - 1994

Palmeiras foi campeão brasileiro com um timaço em 1994 (foto:AE)

O Verdão bateu seu grande rival na final: vitória por 3 a 1 e empate em 1 a 1, no Pacaembu, contra o Corinthians. A equipe da decisão: Velloso, Cláudio, Antônio Carlos, Cléber, Wagner; César Sampaio, Flávio Conceição (Amaral), Zinho; Edmundo (Tonhão), Evair, Rivaldo. Téc: Vanderlei Luxemburgo. A campanha: Palmeiras somou 20 vitórias, seis empates e sofreu cinco derrotas. Foi também o melhor colocado na classificação geral, com um total de 46 pontos em 31 jogos. O time marcou 58 gols e sofreu 30. No mata-mata, antes da final contra o Corinthians, despachou Bahia (quartas) e Guarani (semi).

CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO - 1993

Palmeiras em 1993 quebrou espera de 20 anos (Divulgação)

A final em dois jogos foi contra o Vitória. Após triunfo por 1 a 0 em Salvador, o Verdão venceu de novo no Morumbi (2 a 0), com mais de 88 mil pagantes. A equipe: Sérgio, Gil Baiano, Antônio Carlos, Cléber (Tonhão) e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Zinho e Edílson; Edmundo e Evair (Sorato). Técnico: Vanderlei Luxemburgo. O Palmeiras conquistou 16 vitórias, quatro empates e sofreu apenas duas derrotas, com a melhor campanha no geral, em torneio com 32 clubes participantes. Foram 40 gols marcados e 17 sofridos.

CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO - 1973

A Segunda Academia do Verdão levou o Brasileiro de 1973

A taça foi conquistada após empate por 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi com mais de 66 mil pagantes. O time da final: Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo, Zeca; Dudu, Ronaldo, Ademir da Guia; Leivinha, César. Téc: Oswaldo Brandão. O Palmeiras conquistou 25 vitórias, 12 empates e sofreu três derrotas, com a melhor campanha no geral, no torneio com 40 clubes. Foram 34 gols marcado e 11 sofridos na conquista da antiga Academia.

CAMPEÃO DO BRASILEIRÃO - 1972

Time histórico do Palmeiras conquistou o Brasileiro de 1972

O jogo do título aconteceu no Morumbi, após empate sem gols com o Botafogo. A equipe jogou a decisão com: Leão, Eurico, Luís Pereira, Alfredo, Zeca; Dudu (Zé Carlos), Ademir da Guia; Edu (Ronaldo), Leivinha, Madurga, Nei. Téc: Oswaldo Brandão. O Palmeiras conquistou 16 vitórias, 10 empates e sofreu quatro derrotas. Foi a melhor campanha na classificação geral, em competição que teve 26 times. Foram 46 gols marcados e 19 sofridos.

CAMPEÃO DA TAÇA ROBERTO GOMES PEDROSA - 1969

Palmeiras foi o campeão brasileiro de 1969

O Palmeiras venceu o quadrangular final que tinha Corinthians, Cruzeiro e Botafogo. O jogo do título foi no Morumbi, contra o Botafogo: 3 a 1. A equipe jogou com Leão; Eurico, Baldochi, Nélson, Zeca, Dudu, Ademir da Guia, Cardoso (Copeu), Jaime, César, Pio (Serginho). Téc: Rubens Minelli. Palmeiras conquistou dez vitórias, três empates e sofreu seis derrotas. A competição contou com 17 clubes. Nos 19 jogos, Verdão marcou 28 gols e sofreu 21.

CAMPEÃO DA TAÇA ROBERTO GOMES PEDROSA - 1967

Palmeiras foi o campeão brasileiro de 1967

O jogo do título, no quadrangular final que contou com Corinthians, Grêmio e Inter, foi contra o Grêmio: 2 a 1, no Pacaembu. O time jogou com Perez, Djalma Santos, Baldochi, Minuca e Ferrari; Dudu e Ademir da Guia; Dario (Zico) (Jorge), Servilio, César e Tupãzinho (Reinaldo). Téc: Aymoré Moreira. O Palmeiras conquistou 10 vitórias, oito empates e sofreu duas derrotas, terminando a competição com a melhor pontuação no geral (28). César foi o artilheiro desta edição do torneio, com 15 gols. O time marcou 39 vezes e sofreu 26 gols numa competição que contou com 15 clubes brasileiros.

CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL - 1960

Palmeiras conquistou seu primeiro grande título nacional em 1960

Na competição mata-mata, o Palmeiras eliminou o Fluminense com um empate e uma vitória e foi para final contra o Fortaleza. Venceu as duas e ergueu sua primeira grande taça nacional. O jogo do título foi histórico, com massacre por 8 a 2 no Pacaembu em 28 de dezembro. A equipe da final: Valdir de Moraes; Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Jorge; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Humberto Tozzi, Romeiro e Cruz. Téc: Oswaldo Brandão.

CAMPEÃO DA TAÇA BRASIL - 1967

Palmeiras repetiu a dose com a Taça sete anos depois

O Palmeiras eliminou o Grêmio com duas vitórias e uma derrota e foi à final contra o Náutico. Venceu a primeira, perdeu a segunda e venceu a terceira, ficando mais uma vez com a taça. Jogo do título, no Maracanã, com vitória por 2 a 0, teve a escalação: Perez; Geraldo Scalera, Baldochi, Minuca e Ferrari; Dudu e Zequinha; César, Tupãzinho, Ademir da Guia e Lula. Téc: Mário Travaglini.

CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL - 1998

Palmeiras campeão Copa do Brasil de 1998 (Divulgação)

O jogo do título contra o Cruzeiro, no Morumbi, teve um gol histórico de Oséas nos minutos finais: 2 a 0. O Verdão tinha perdido a ida por 1 a 0. A equipe jogou a final com Velloso, Neném, Cléber, Roque Júnior, Júnior; Galeano, Rogério, Alex (Arílson), Zinho; Paulo Nunes (Almir) e Oséas (Pedrinho). Téc: Felipão. O Palmeiras eliminou CSA, com duas vitórias, Ceará, com empate e vitória, Botafogo (derrota e vitória), Sport (vitória e empate) e Santos, com dois empates, antes de chegar à decisão contra o mineiros.

CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL - 2012

Palmeiras campeão da Copa do Brasil 2012 (Divulgação)

O jogo final foi no Couto Pereira, com Betinho marcando o gol do título no empate em 1 a 1 - o Verdão tinha vencido por 2 a 0 na ida. A escalação da final foi: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro) e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vítor (Márcio Araújo) e Daniel Carvalho (Luan); Mazinho e Betinho. Téc: Felipão.  O Palmeiras bateu o Coruripe com duas vitórias na primeira fase, despachou Horizonte com uma vitória, superou o Paraná com duas vitórias e o Atlético-PR (empate e vitória). A semifinal foi com uma vitória e um empate contra o Grêmio.

CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL - 2015

Zé Roberto ergueu a Copa do Brasil do Palmeiras em 2015

O jogo final foi no Allianz Parque, na primeira conquista palmeirense na reformada casa. Após vitória do Santos por 1 a 0 na ida, o Palmeiras venceu por 2 a 1 na volta e, pela primeira vez, o título da Copa foi para os pênaltis, em noite história em que Fernando Prass cobrou a penalidade decisiva e garantiu mais um troféu ao Alviverde. A 11ª grande taça palmeirense no Brasil chegou após o clube derrubar outros gigantes brasileiros. O Verdão iniciou a trajetória despachando Vitória da Conquista-BA, Sampaio Corrêa-MA e ASA-AL, antes de bater o Cruzeiro (duas vitórias), Internacional (empate e vitória), Fluminense (derrota e vitória, com pênaltis) na semifinal.

(*O Palmeiras também ganhou a Copa dos Campeões de 2000, que, no entanto, não tem o mesmo peso das conquistas listadas na matéria)