Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após reunião, Scarpa se divide entre ir para a Europa e jogar no Palmeiras

Meio-campista dificilmente permanecerá no Fluminense em 2018, e clube carioca busca uma recompensa para liberar o armador. No Brasil, Verdão é o principal candidato a levá-lo

Gustavo Scarpa ao lado de seu pai, Zezo, e do empresário Marcelo Goldfarb nessa quinta (Foto: Divulgação)
Escrito por

Gustavo Scarpa teve uma primeira reunião com seu estafe na noite de quinta para definir onde jogará em 2018. Neste momento, o meio-campista tem duas possibilidades: ir para a Europa após receber sondagens da Lazio (ITA) e Fenerbahce (TUR), ou jogar no Palmeiras. Permanecer no Fluminense ou acertar com o São Paulo são opções consideradas remotas atualmente.

De férias, o jogador recebeu na quinta o título de cidadão de Hortolândia (SP), acompanhado de seu pai, Zezo, e Marcelo Goldfarb, um de seus empresários e sócio da OTB Sports, empresa que gere sua carreira. Bruno Paiva, outro membro da agência, não esteve no local, pois foi com Seedorf a Curitiba (PR) - o holandês foi convidado para assumir o Atlético-PR.

Essa ausência no interior de São Paulo postergou uma definição sobre o futuro do atleta. Gustavo participou de um encontro com Goldfarb e seu pai, avaliou os três cenários possíveis, mas quer ouvir também a opinião de Bruno Paiva, que teve de ir negociar com o Furacão de última hora. 

No Palmeiras, o jogador sabe que estará em uma das maiores equipes da América do Sul, com um elenco capaz de disputar o título da Libertadores. Uma boa campanha lhe traria visibilidade até para o sonho de chegar à Seleção Brasileira. A proximidade com a família, que vive no interior paulista, é outra vantagem.

Caso escolha, de fato, o Verdão, Scarpa deve ser emprestado por duas temporadas. O problema nesta negociação é que Palmeiras e Fluminense vão realizar uma troca, e a equipe tricolor precisa convencer os jogadores alviverdes a jogarem no Rio de Janeiro (RJ). 


Hyoran, Róger Guedes, Fabiano e Matheus Sales estão entre os atletas que podem ser envolvidos. Guerra, por outro lado, não será liberado pelo Palmeiras. A tendência é de que três jogadores se transfiram ao Fluminense.

O Palmeiras aguarda um acordo entre Flu e seus atletas para avançar com Scarpa. A intenção é emprestar os jogadores ao clube carioca, que deverá arcar com 100% dos vencimentos destes atletas. Essa é a parte mais complexa.

O São Paulo chegou a oferecer Júnior Tavares, Buffarini e Lucas Fernandes, além de R$ 11 milhões, para comprar os 40% dos direitos econômicos que pertencem ao Tricolor Carioca - o contrato do jogador com a equipe carioca termina em setembro de 2020.

O Flu se interessou mais pelos jogadores do Palmeiras e ainda poderá lucrar com uma futura venda de Gustavo Scarpa, que jogaria a Libertadores e estará na vitrine. Por isso, o Verdão é o grande favorito a ter o jogador no Brasil. 

As procuras de Lazio e Fenerbahce foram mais recentes, mas dão ao jogador a possibilidade de jogar em um mercado forte, o europeu, em competições badaladas no continente, além de uma boa condição financeira. Ao menos por enquanto, a tendência ainda é de que Scarpa permaneça no Brasil.

Não há prazo para que a novela termine. Ciente de que leva tempo para que o Fluminense acerte com um pacote de atletas, o Verdão trata o caso como uma "oportunidade de mercado" e sem pressa; o próprio jogador também estuda o que é melhor para seu futuro. De acordo com pessoas próximas, o projeto de carreira apresentado pelos interessados será o principal fator para a escolha.