Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Algoz de 2009 e ‘sonho’ de Allione: o grupo do Palmeiras na Libertadores

Nacional (URU) eliminou o Verdão há sete anos, enquanto o Rosario é o clube que Allione deseja atuar em 2016. River Plate (URU) pode ser uma novidade na história do clube

Clube busca o bicampeonato no torneio (Foto: Norberto Duarte/AFP)
Escrito por

O Palmeiras participará de uma chave tradicional na primeira fase da Libertadores de 2016. No Grupo 2 do torneio continental, o Verdão enfrentará o seu algoz da edição de 2009, o clube que tenta contratar Allione, além de um possível rival inédito.

Há sete anos, o Nacional (URU), atual cabeça de chave, tirou a equipe de Vanderlei Luxemburgo nas quartas de final, após a dramática classificação em cima do Sport. Atual campeão uruguaio, o time tem história no torneio: são 42 participações e três títulos. Entre os times, já foram disputados 13 jogos: cinco vitórias do Verdão, três empates e cinco derrotas. Pela Libertadores, o Palmeiras tem uma vitória, além de três empates, e outros dois triunfos do time uruguaio. No elenco, o jogador mais conhecido do palmeirense é o volante Eguren, que jogou no Verdão em 2013.

Já o Rosario Central (ARG) chega à sua décima participação na Libertadores. Contra o Verdão, foram apenas quatro jogos, dois pela Libertadores - dois empates. Os outros dois jogos terminaram com vitórias do Palmeiras. A história das equipes tem se aproximado principalmente por conta de Allione: o meia desejava jogar a competição continental pelo clube argentino e chegou a jantar com o presidente e técnico do clube. Se o Alviverde já havia recusado o negócio antes, agora a diretoria deve endurecer ainda mais.

Por fim, River Plate (URU) e Universidad do Chile se enfrentam na pré-Libertadores. O time uruguaio nunca foi adversário do Verdão, enquanto os chilenos já duelaram oito vezes com o Palmeiras. O retrospecto é bem favorável ao Verdão: seis vitórias, um empate e uma derrota. Só na Libertadores são duas partidas, ambas com triunfos alviverdes.

FICHAS DOS ADVERSÁRIOS:

Nome oficial: Club Nacional de Football (URU)
Número de participações na Libertadores: 42
Melhores colocações: Campeão em 1971, 1980 e 1988
Como se classificou para a edição de 2016: Campeão uruguaio em 2014/15
Destaques do time: Loco Abreu, Alonso, Fucile, Porras

Nome oficial: Club Atlético Rosario Central (ARG)
Número de participações na Libertadores: 10
Melhores colocações: Semifinal em 2001
Como se classificou para a edição de 2016: Vice-campeão da Copa da Argentina
Destaques do time: Cervi, Ruben, Larrondo

Nome oficial: Club Atlético River Plate (URU)
Número de participações na Libertadores: 0
Melhores colocações: Estreante
Como se classificou para a edição de 2016: Terceiro lugar na tabela geral
Destaques do time: García, Santos, Montelongo

Nome oficial: Club Universidad de Chile (CHI)
Número de participações na Libertadores: 20
Melhores colocações: Semifinalista em 1970, 1996, 2010 e 2012
Como se classificou para a edição de 2016: Campeão da Copa do Chile
Destaques do time: Herrera, Corujo, Lorenzetti, Carmona, Canales, González