Italo Ferreira brincou sobre as três conquistas inéditas dentro dos Jogos Olímpicos de Tóquio: ‘Só faltou o 10’

Campeão olímpico também teve a maior nota dentro do surfe, além de medalha de ouro e de ser o primeiro brasileiro a subir no lugar mais alto do pódio 

Italo Ferreira
Italo conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil (Foto: Yuki IWAMURA / AFP)

Escrito por

O campeão olímpico Italo Ferreira subiu ao pódio depois de derrotar o japonês Kanoa Igarashi, que ficou com a prata, na manhã desta terça-feira (27) na Praia de Tsurigasaki, em Chiba. O brasileiro estreou o pódio do surfe nos Jogos Olímpicos, levou a primeira medalha de ouro para o país nesta edição, tirou a maior nota da competição e ficou empolgado com tantas conquistas:

- Ganhei a primeira bateria, tirei a maior nota do campeonato e ganhei a primeira medalha de ouro. Só faltou o 10. - brincou Italo durante a coletiva de imprensa.


+ Italo Ferreira: o campeão olímpico tem passado de superação e quer inspirar a nova geração do surfe

Apesar das brincadeiras, Italo se demonstrou emocionado e grato com vitória. Agradecendo ao apoio que recebeu da torcida do Brasil, da família e dos amigos. Dedicou a medalha aos pais e já se animou para continuar vencendo os próximos campeonatos:

- Eu me realmente me preparei e Deus me honrou (...) Isso só me deixa mais motivado para continuar crescendo e continuar evoluindo. Como atleta eu me sinto muito preparado e vou tirar só uma semaninha para parar e descansar. - Ítalo revelou bem humorado.

+ Confira quem conquistou o primeiro ouro brasileiro em cada modalidade olímpica

O surfista ainda comentou sobre as dificuldades do mar japonês e acidente que fez sua prancha se partir em dois:

- Realmente eu não contava com aquilo, eu fui para uma junção muito grande e acabei quebrando a prancha. E a prancha que eu peguei não era tão boa quanto a primeira. Eu consegui fazer uma nota boa, por isso eu consegui ficar mais confiante e relaxado (...) Acabei errando um aéreo também no final, mas também não precisei. - comentou orgulhoso.

Lembrando da infância de limitações financeiras e de usar tampas de isopor para surfar quando era criança, o surfista se emocionou dizendo que não era apenas uma medalha para o surfe brasileiro:

- Para mim foi uma conquista pessoal. Da onde eu vim, o que eu passei... A vitória foi pessoal.

Seu companheiro de modalidade, Gabriel Medina, acabou perdendo na disputa pela medalha de bronze e reclamou afirmando que foi roubo por parte da arbitragem. Italo defendeu o colega, mas não desmereceu a vitória do australiano Owen Wright:

- Infelizmente o outro deu sorte e fez algo que o Medina nunca fez na vida e entrou com tudo. Mas eu daria nove e meio para o aéreo do Gabriel. Mas eu não posso julgar, eu só surfo. - finalizou o campeão olímpico.

VEJA ABAIXO O CALENDÁRIO E O QUADRO DE MEDALHA

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter