Técnico Fernando de Carvalho Lopes é banido da ginástica pelo STJD

Por unanimidade, tribunal esportivo da modalidade baniu ex-treinador, acusado de abusar sexualmente de crianças e adolescentes entre 1999 e 2016

Fernando de Carvalho Lopes
Divulgação/CBG

Escrito por

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da ginástica tomou a decisão, neste domingo, de banir o ex-treinador Fernando Carvalho Lopes do esporte, acusado de abuso sexual de menores ginastas entre 1999 e 2016.

Em julgamento realizado em Aracaju, a decisão foi tomada por unanimidade. O tribunal considerou Fernando culpado com base nos artigos 243 (“constranger alguém, mediante violência, grave ameaça ou por qualquer outro meio”) e 258 (“Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Além do banimento, Fernando de Carvalho Lopes também terá que pagar uma multa, estipulada no valor de R$ 1,6 milhão à Confederação de Ginástica, porém não receberá sanção caso não pague.

A decisão do STJD é final e não cabe recurso, mas alguns advogados de Fernando cogitam recorrer ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), na Suíça. No primeiro julgamento, realizado em novembro de 2018, Fernando já havia sido condenado a 1.440 dias de suspensão e multa de R$ 300 mil.

- Esse caso transcende o esporte brasileiro, é uma decisão histórica, exemplar, que exigiu apelo às leis internacionais. Esse caso não tem valores éticos, valores morais que regem o esporte. É triste acompanhar uma história dessas, mas ficamos satisfeitos com o resultado no tribunal - afirmou Alexandre Miranda, advogado das vítimas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter