Brasileiras começam bem no Mundial de Ginástica Rítmica

Bárbara Domingos faz melhor nota da carreira. Natália Gaudio apresenta série sem erros

Bárbara Domingos leva a prata nas fitas
Bárbara Domingos foi prata no Pan de Lima na fita. (Jonne Roriz/COB)

Escrito por

O Brasil estreou muito bem no Mundial de Ginástica Rítmica, em Baku, capital do Azerbaijão. Nas apresentações da qualificação do individual geral com a bola, Bárbara Domingos fez 19.100, a maior nota de sua carreira. Natália Gaudio também foi bem e marcou 18.100. 

Apesar das boas performances, a dupla brasileira ainda abaixo da linha de corte. A final, que será disputada na sexta-feira, vai contar com 24 atletas e Bárbara Domingos ocupa a 25ª posição. Já Natália Gaudio está em 39ª. 

O próximo aparelho será o arco, na terça-feira. Barbara se apresenta às 5h24 (de Brasília), enquanto Natália entra na quadra às 5h30. No mesmo dia, serão realizadas as duas primeiras finais, no arco e bola, a partir das 12h30.

Já na quarta-feira, Bárbara e Natália competem na prova da fita e encerram a fase qualificatória na quinta-feira, com as maças. As 24 classificadas para a final serão conhecidas após o somatório das três melhores notas. Destas, as 16 carimbam passaporte para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

Bárbara Domingos não escondeu a alegria pelo melhor resultado da carreira. A atleta disse que espera continuar melhorando. 

- Está difícil até para falar. Estou muito feliz, acho que a nota condiz com o que eu fiz na quadra. Eu já tinha dito que meu sonho era tirar um 19, estava batalhando por isso. E vir esta nota logo em um Mundial é muita felicidade. Acho que tenho condições de crescer mais na competição. 

A ginasta alterou a música de sua apresentação para “Je Suit Malade”, do cantor e compositor francês Serge Lama. A brasileira revelou que a mudança valorizou a série.

- Eu competi com outra música nos Jogos Pan-Americanos e um dia antes de viajarmos para a Copa do Mundo de Kazan, decidimos mudar a música. Os movimentos continuaram os mesmos, só com algumas trocas, mas acho que isso valorizou muito a série. Ficou mais com a minha cara e público gostou também.

Natália Gaudio disse que ficou satisfeita com o resultado da apresentação com a bola. A ginasta admitiu que o aparelho é o mais difícil para ela. 

- Por ser a estreia, é muito importante começar bem, para manter esta consistência nos próximos dias. A bola é justamente o aparelho que é mais difícil para mim, e até por conta disso acabei treinando mais nestes últimos meses, pois fizemos modificações para poder subir a nota e deu certo. Na bola foi a melhor nota que tive no ano, além de ter tirado 18,500 na fita na Copa do Mundo de Portugal, e 18,300 no arco no Pan. Agora, falta uma grande nota nas maças. 

O Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica vai até o próximo domingo. No último dia da competição, estão previstas as finais do conjunto. A partir das 7h30, tem as apresentações do conjunto de cinco bolas. A final mista começa às 8h15.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter