Brasil atropela Austrália e mantém liderança do Grupo F no Mundial

Na estreia brasileira pela segunda fase do Mundial de vôlei masculino, a seleção venceu a Austrália por 3 sets a 0 e garantiu o primeiro lugar da chave sem depender de resultados

Brasil estreia na segunda fase do Mundial de vôlei com vitória por 3 sets a 0 para a Austrália
Brasil estreia na segunda fase do Mundial de vôlei com vitória por 3 sets a 0 para a Austrália (Foto: Divulgação/FIVB)

Escrito por

O Brasil iniciou a segunda fase do Campeonato Mundial masculino de vôlei com o pé direito. Na Arena Paladozza, em Bolonha, os comandados do técnico Renan Dal Zotto encararam a Austrália nesta sexta-feira. Apesar de os rivais serem considerados um dos mais fáceis a serem batidos no Grupo F, os comandados de Renan Dal Zotto encontraram uma dificuldade considerável no segundo set. Porém, não se deixaram abalar e garantiram a importante vitória por 3 sets a 0 na estreia, com parciais 25-21, 25-22 e 25-15.

Com a vitória, o Brasil assegura a liderança da chave F, sem depender do resultado da partida entre Bélgica x Eslovênia. Um fator positivo para a seleção na disputa é que o ranking leva em consideração os resultados obtidos na primeira fase. Desta forma, o Brasil soma cinco vitórias e 14 pontos. O próximo compromisso da equipe verde e amarela será contra a Eslovênia, às 15h30 deste sábado.

O Jogo
Não faltou confiança para a equipe verde e amarela na estreia da segunda fase do Mundial. Apesar de os australianos terem saído na frente, Wallace e Douglas logo garantiram a virada brasileira. O bom desempenho dos latinos despertou a atenção dos rivais, que passaram a jogar de forma mais ofensiva e alcançaram o empate. A partir de então, o primeiro set ficou ainda mais disputado e os australianos apostaram na força do saque de Williams para assumir a vantagem no placar. Entretanto, a tática não surtiu o efeito esperado e a vitória brasileira, por 25 a 21, foi garantida na bola fora de Sanderson.

A força de ataque brasileira foi mantida na segunda parcial, porém os times sofreram com erros cometidos de ambos os lados e não demorou para a linha de passe verde e amarela apresentar problemas, deixando o nervosismo à mostra. O clima esquentou quando o árbitro anotou ponto errado para o Brasil, levando a Austrália a pedir desafio. As imagens comprovaram que não houve falha no ataque, mas nada mudou e Max Staples ainda levou cartão amarelo por reclamação. O Brasil até recuperou a curta vantagem, mas os comandados de Mark Lebedew voltaram a encostar no placar e coube a Douglas Souza a missão de cravar o ponto final encarando o bloqueio dos rivais: 25 a 22.

Na volta para o terceiro set, a partida ganhou o aspecto de decisão e o Brasil voltou a apostar nas bolas fortes. Com a mão calibrada, Lucão garantiu a igualdade no placar e a equipe de Renan Dal Zotto manteve a postura ofensiva, além intensificar a atuação da defesa nos bloqueios de Bruninho e Isac para abrir seis pontos de vantagem (16-10). A distância no placar pesou para os australianos, que cometeram muitos erros, porém deu ainda mais confiança para os brasileiros, que ergueram um paredão na rede e atropelaram os rivais por 25 a 15.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter