menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

A bordo: 'Covid-19 encavala Grand Slam da Vela em 2021'

Pandemia lança dúvidas sobre quais serão as prioridades dos velejadores no ano que vem

Peter Burling e Blair Tuke conquistaram o ouro na Rio-2016. Agora, estão em lados diferentes na Volvo Ocean Race
imagem cameraPeter Burling e Blair Tuke chegaram perto de ganhar o Grand Slam da vela em 2018 (Foto: Divulgação)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 06/04/2020
17:08
Atualizado em 07/04/2020
08:10

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em sua coluna "A Bordo" no LANCE!, o jornalista Flavio Perez, especialista em vela, desenhou um panorama dos eventos mais prestigiados da modalidade após o golpe do novo coronavírus pelo mundo. O que farão os maiores astros e estrelas da modalidade, uma vez que o adiamento dos Jogos Olímpicos causará uma grande quebra no calendário? Quais brasileiros serão afetados? Confira!

A pandemia do novo coronavírus deve obrigar os melhores velejadores do mundo a alterar seus planos de disputar os maiores eventos do mundo da modalidade. Deve também colocar prioridades em suas escolhas para correr o Grand Slam da Vela em 2021. Por causa do COVID-19, a Olimpíada de Tóquio passou para o ano que vem, dando pouco tempo de preparação para os velejadores no topo do ranking.

Chamado de Grand Slam da Vela, a tríade America's Cup, Jogos Olímpicos e Ocean Race tem datas marcadas para ocorrer nos meses de março, julho e outubro, respectivamente. Certamente a preparação vai exigir sacrifícios e escolhas complicadas para os craques da vela.

A equipe da Nova Zelândia, por exemplo, atual detentora da America's Cup tem Peter Burling como seu comandante para as regatas em Auckland, que devem começar em março. O neozelandês e seu parceiro Blair Tuke trouxeram de volta o caneco para a oceania e são considerados 'reis' em seu país. A dupla é também campeã olímpica na Rio-2016 de 49er e atualmente são os campeões mundiais.

Com essa parada, os astros da equipe agora podem se concentrar na defesa da America's Cup! Mas quando entram os treinos para a Olimpíada? E será que terão fôlego para ingressar meses depois numa disputa da Ocean Race?

A verdade é que ninguém conseguiu fechar esse Grand Slam da Vela como campeões na história. Quase deu pra Blair Tuke e Peter, que ficaram em segundo e terceiro lugares na Volvo Ocean Race 2017-18.

No Brasil, acredito que Martine Grael possa correr a Ocean Race também em 2021-22 e quem sabe levar Kahena Kunze numa campanha de volta ao mundo. America's Cup para um brasileiro ainda está distante na parte de tripulação. O uruguaio radicado no brasil Horácio Carabelli faz parte do desafiante Luna Rossa Prada Pirelli Team como co-design coordinator.

Vamos aguardar que esse pesadelo termine rápido e as competições esportivas voltam o quanto antes! Fique em casa!

continua após a publicidade
  • Matéria
  • Mais Notícias