menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Bicampeão brasileiro morre em acidente de parapente no Rio de Janeiro

Philip Haegler foi presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre

Beatriz-Pinheiro-aspect-ratio-1024-1024
Beatriz Pinheiro
São Paulo (SP)
Dia 20/11/2025
19:42
Philip Haegler foi uma das referências do voo livre no Brasil
imagem cameraPhilip Haegler foi uma das referências do voo livre no Brasil (Foto: Reprodução/ Instagram)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O bicampeão brasileiro de asa-delta Philip Haegler faleceu na tarde desta quinta-feira (20), em São Conrado, no Rio de Janeiro, em decorrência de um acidente de parapente. O piloto de voo livre chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros no local em estado grave e levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

continua após a publicidade

➡️Laura Pigossi cai nas oitavas de simples, mas segue nas duplas em Colina

Philip, que completaria 60 anos neste sábado (22), era um dos nomes mais reconhecidos da modalidade no Brasil. Campeão brasileiro de asa-delta em 1991 e 1992, ele foi presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL). Por meio de nota oficial, o Clube São Conrado de Voo Livre lamentou a morte do piloto.

— Philip Haegler deixa um legado que jamais esqueceremos. Sua bondade e generosidade tocaram a vida de muitas pessoas. Ele será lembrado eternamente como nosso bicampeão brasileiro de asa-delta, que se apaixonou pelo parapente. Sua paixão foi contagiosa e inspirou muitos. O que ele mais amava era voar - publicou o clube, que fechou as atividades neste fim de semana, em sinal de luto.

continua após a publicidade
Phil saltou da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro
Phil saltou da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)

Phil tentou evitar episódio trágico no passado

Citado pelo Clube São Conrado como um gestor que "aprimorou a segurança no esporte", Phil, como era conhecido pelas pessoas próximas, tentou evitar um dos episódios mais trágicos da história da asa-delta em 1991, ano que marcou seu primeiro título brasileiro.

Na ocasião, ele disputava um torneio internacional em Wakayama, no Japão, ao lado do compatriota e amigo Pepê, outro grande nome da modalidade na época. Phil saltou primeiro, mas as condições climáticas não eram favoráveis. Segundo relatou após o acontecido, ele teria falado com Pepê no rádio, pedindo para o amigo não saltar.

continua após a publicidade

Pepê teria dito que somente saltaria caso fosse obrigado pela organização do evento, para não perder pontos. Infelizmente, o voo foi o último da vida do brasileiro, que precisou fazer um pouso de emergência, mas, sacudido por uma turbulência, se chocou contra um morro e não sobreviveu.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

circulo com pontos dentroTudo sobre

  • Matéria
  • Mais Notícias