menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Medalhistas em Paris ganham isenção de imposto nos prêmios em dinheiro do COB

Medida publicada no Diário Oficial da União se refere somente à edição atual das Olimpíadas

Medalhas-Paris-2024-frente-1-aspect-ratio-512-320
imagem cameraPrêmios pagos pelo COB por medalhas em Paris estão isentos de Imposto de Renda (Foto: Divulgação/Paris 2024)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 08/08/2024
13:10
Atualizado em 08/08/2024
14:47

  • Matéria
  • Mais Notícias

Chegou ao fim a polêmica envolvendo a taxação da premiação concedida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aos medalhistas nos Jogos de Paris. O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (8) uma medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva isentando os atletas de pagarem Imposto de Renda sobre os prêmios recebidos nessas Olimpíadas.

continua após a publicidade

➡️ Quanto Rebeca Andrade vai receber pelas quatro medalhas nas Olimpíadas?

A MP, no entanto, se refere somente às premiações em dinheiro pagas pelo COB e pelo Comitê Paralímpico Nacional (CPB) relativas aos Jogos deste ano. Os prêmios oferecidos por confederações e federações das modalidades, por patrocinadores ou pelos clubes dos atletas continuam sujeitos à taxação, que é de até 27,5%. A decisão, apesar de publicada nesta quinta, é retroativa e vale para todos os prêmios recebidos nesta edição dos Jogos Olímpicos.

Desde que começou a circular a informação sobre a taxação, o assunto tomou conta das redes sociais, causando revolta na web. Na quarta-feira (7), a Receita Federal chegou a divulgar nota explicando a questão.

continua após a publicidade

O órgão ressaltou que as medalhas são prêmios oficiais e não são tributadas pelo Imposto de Renda, mas que a premiação em dinheiro "é tributada como qualquer outra remuneração de qualquer outro profissional, desde que seja um valor superior ao da faixa de isenção do Imposto de Renda". O texto acrescenta que a dispensa do pagamento "somente pode ser feita por meio de lei aprovada pelo Congresso Nacional".

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

A medida provisória, que tem prazo de validade de até 120 dias, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado e convertida em lei, para não perder validade. Durante a tramitação da MP, os parlamentares podem alterar o conteúdo do texto, mas a nova versão pode ser vetada pelo presidente.

continua após a publicidade

Na segunda-feira (5), os deputados federais Luiz Lima (PL-RJ) e Felipe Carreras (PSB-PE) apresentaram um projeto que prevê isenção de Imposto de Renda sobre as premiações recebidas por medalhistas olímpicos. E na quarta-feira (7), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou um projeto de lei nessa mesma linha.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias