menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Processo contra Ryan Lochte por denúncia falsa de assalto durante Olimpíada do Rio é arquivado

Ação movida contra o nadador prescreveu neste mês; nadador que ganhou medalha de ouro na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, fez uma falsa denúncia de assalto

Ryan Lochte
imagem cameraRyan Lochte conta com 12 medalhas olímpicas, sendo seis de ouro  (Foto: AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 26/07/2021
19:52
Atualizado em 26/07/2021
20:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

O processo contra o atleta Ryan Lochte por uma falsa denúncia de assalto feita durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, prescreveu e foi arquivado neste mês. O nadador admitiu que a acusação de furto era mentira mas ele não pagou multa ou foi preso, punições previstas pelo crime. A Polícia Civil indiciou o norte-americano mas o caso não andou no judiciário. 

> Confira a tabela do futebol na Olimpíada de Tóquio e simule os resultados!

Durante os Jogos de 2016, o nadador denunciou que ele e o atleta James Feigen foram assaltados quando estavam voltando de taxi para a Vila Olímpica após uma festa na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os dois nadadores ainda estavam acompanhados de mais dois atletas olímpicos. 

A Delegacia de Atendimento ao Turista (DEAT) investigou o caso e concluíram que não houve roubo. Além dos depoimentos diferentes, um vídeo surgiu com os atletas em um posto de gasolina que chegou a virar atração turística no Rio de Janeiro. 

+ Conheça o novo app do LANCE! e fique por dentro dos resultados e notícias!

Em 2018, a juíza Maria Tereza Donatti deu a última decisão sobre o caso, afirmando que o nadador "provocou a ação de autoridade policial, noticiando publicamente a ocorrência de crime que sabia não ter ocorrido, qual seja, o roubo supostamente praticado contra o próprio denunciado e demais colegas da delegação americana de natação". Desde então, não houve andamento no processo.

Diferentemente da denúncia original, os atletas chegaram bêbados ao posto de gasolina e vandalizaram um banheiro no local, onde ficaram contidos por seguranças que pediram para que os nadadores pagarem os prejuízos. Ryan Lochte admitiu ter mentido sobre a denúncia e se desculpou sobre o ocorrido, mas não pagou pelo crime.  

  • Matéria
  • Mais Notícias