Doação de sangue: ação com camisa de Rômulo, do Cruzeiro, fez sucesso e pode salvar 1500 vidas

Lateral do Cruzeiro doou uniforme autografado para a Fundação Hemominas<br>

Romulo - Cruzeiro
Romulo participa de ação para doação de sangue (Divulgação)

Escrito por

Com quase 400 doadores, a ação envolvendo o lateral direito Rômulo e a Fundação Hemominas teve um resultado significativo. Entre os dias 14 e 30 de junho, no Hemocentro da entidade, em Belo Horizonte, os doadores que compareceram para o gesto solidário concorreram a uma camisa autografada do atleta do Cruzeiro.

+ Casagrande assina rescisão e deixa a TV Globo após 24 anos

Como cada doação pode salvar até quatro vidas, a ação deve impactar mais de 1500 pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

+ Galvão Bueno manda mensagem para Casagrande após saída da Globo

- A conscientização sobre a importância de doar sangue é algo fundamental. Fiz uma visita e doei a camisa como uma forma de incentivar mais pessoas a participarem da campanha, que foi um sucesso. É um ato simples, mas que faz uma diferença grande na vida de quem precisa. Que cada vez mais pessoas, sejam elas atletas ou não, possam estar envolvidas nessas ações - afirma Rômulo.

Hellen Dupim, responsável pelo setor de captação do Hemocentro de Belo Horizonte, explica o quanto que esse gesto impacta positivamente nos estoques de sangue da fundação.

- A Hemominas investe em estratégias de captação de doadores, mobilizando a população para que incorpore a doação de sangue de forma consciente e habitual. Mesmo porque, principalmente em períodos críticos como o inverno, o estoque de sangue baixa e é preciso que as doações aconteçam regularmente para que a instituição possa atender às demandas com tranquilidade - analisa.

+ Climão! Ceará apoia mudança na Lei Pelé e jogadores do clube criticam

- É importante doar porque não é possível substituir o sangue por remédios - somente pode ser obtido por meio de doação de um ser humano a outro. Dependemos, exclusivamente, da solidariedade das pessoas que comparecem aos Hemocentros e doam o sangue. Agradecemos pela parceria e esperamos fazer novas ações como essa, que muito contribuem para o aumento nos nossos estoques de sangue - acrescenta Dupim.

O vencedor da camisa autografada foi Vitor Luiz Bragança, que recebeu o prêmio no Hemocentro da Fundação Hemominas. Com diretrizes técnicas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a instituição desenvolve atividades nas áreas de prestação de serviço, assistência médica, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, controle de qualidade e educação sanitária.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter