LANCE! Espresso: Em silêncio, Odair Hellmann comanda a campanha mais surpreendente deste Brasileirão
Treinador faz time alcançar performance acima do que seu elenco sugere

- Matéria
- Mais Notícias
Quando se fala de técnicos de futebol no Brasil, hoje o tema se divide em dois grupos: os estrangeiros, estrelas desde a temporada passada, e Rogério Ceni, com um trabalho brilhante no Fortaleza.
Em silêncio, porém, outro técnico faz um trabalho que merece destaque: Odair Hellmann. Quatro anos mais jovem que Ceni, o ex-volante é o comandante da campanha mais surpreendente deste Campeonato Brasileiro, colocando o Fluminense na quarta colocação. Um time com performance acima do que seu elenco pode oferecer - abaixo, por exemplo, aos de Palmeiras e Grêmio, times em colocação inferior após 18 rodadas.
Na virada para o returno, é certo que o Flu não terá qualquer susto com rebaixamento, uma vez que já conseguiu 29 pontos. Quando um time tem uma performance assim, quase sempre o treinador tem uma parcela grande de responsabilidade, por extrair dos atletas até mais do que normalmente rendem. Os destaques do Fluminense são veteranos e dois, Fred e Nenê, já em fim de carreira. Odair aproveita cada gota de suor deles, mescla com jovens do grupo e entrega um futebol decente e organizado.
É o segundo grande trabalho do treinador, depois de conduzir o Internacional na Série B em 2017 e levar o Colorado ao terceiro lugar do Brasileiro no ano seguinte, no retorno à elite. Odair é preparado, lúcido e tem boas ideias. E precisa ser evidenciado para não ser incluído, de forma injusta, entre os que estão comendo poeira atrás dos técnicos gringos.
O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.
- Matéria
- Mais Notícias















