Apenas o 14º time que mais substitui no Brasileirão, Fluminense se fecha e valoriza elenco

Tricolor não deve mais ir ao mercado, já usou 30 atletas neste campeonato, mas Odair não costuma utilizar todas as mudanças durante as partidas

Treino Fluminense
Odair dá orientações em treino no CT Carlos Castilho (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC)

Escrito por

Se as previsões anteriores dificilmente colocavam o Fluminense na briga pela parte de cima da tabela, a surpreendente campanha do Campeonato Brasileiro deu ao Tricolor o sonho de voltar à Libertadores após oito anos. Com um grupo notadamente mais curto e recheado de jovens oriundos da base, o técnico Odair Hellmann já utilizou 30 atletas diferentes na competição. No entanto, o Flu é apenas a 14ª equipe que mais se utiliza das substituições até aqui.

Somando Copa do Brasil e Brasileiro, Odair mexeu no time as cinco vezes permitidas em nove oportunidades. Onze vezes, ele mudou quatro peças na equipe, enquanto nas partidas contra Santos, Atlético-MG e Athletico-PR, o treinador optou por alterar só três jogadores. Marcos Paulo, Caio Paulista, Ganso e Felippe Cardoso são alguns dos mais acionados. Por isso, no Brasileirão, o Flu está à frente apenas de Grêmio, Botafogo, Internacional, São Paulo, Atlético-MG e Flamengo, que é quem faz menos mudanças.

Mesmo com as perdas de Evanilson e Gilberto, o Fluminense não deverá ir mais ao mercado. Isso porque, apesar da ideia inicial de repor as duas saídas, o elenco está bem avaliado pela direção e pela comissão técnica. Na lateral-direita, o Flu conta com Igor Julião e Calegari. Como referência de ataque, além do ídolo Fred, Odair pode utilizar Felippe Cardoso ou improvisar Lucca, o último contratado. Depois de as negociações por alguns atletas não darem certo, o aperto financeiro e com o fechamento da janela internacional, o Tricolor se vê satisfeito.

A prioridade do clube será acertar a dívida que tem com todos até o fim deste ano. Pelo combinado feito quando houve redução salarial, o Fluminense precisaria fechar 2020 com os salários em dia, sob risco de ter o acordo cancelado. Atualmente, o Tricolor deve 70% de setembro, além de outubro integral da CLT, além dos direitos de imagem de agosto, setembro e outubro para os atletas que recebem esse valor.

- Todos tem dado o máximo e eu acredito que o que determina o sucesso de uma equipe não são só os 11 que iniciam, mas os que estão de fora. Tem grandes jogadores, todos com condições de serem titulares, então é difícil ficar fora. Todos estão se dedicando e isso fica nítido quando eles tem a oportunidade e ajudam. Seja com 50 minutos ou cinco.Todos pensando no bem do coletivo. Isso é fruto do trabalho do Odair, que desde o início disse que precisaria de todos os jogadores. Ele falou que às vezes é mais importante o pouco na vitória do que o todo na derrota. Então acredito que o grupo aderiu as ideias e estamos colocando isso em prática. Não acabamos, temos o segundo turno e vamos seguindo jogo a jogo para elevar o nome do Fluminense - disse o goleiro Muriel em entrevista coletiva.

Veja o ranking completo com as médias por partida de todas as equipes

As mudanças feitas pelo Fluminense:

Rodada 1 - 5 substituições
Rodada 2 - 4 substituições
Rodada 3 - 4 substituições
Rodada 4 - 4 substituições
Rodada 5 - 3 substituições
Rodada 6 - 5 substituições
Rodada 7 - 4 substituições
Rodada 8 - 4 substituições
Rodada 9 - 5 substituições
Rodada 10 - 5 substituições
Rodada 11 - 4 substituições
Rodada 12 - 5 substituições
Rodada 13 - 4 substituições
Rodada 14 - 5 substituições
Rodada 15 - 4 substituições
Rodada 16 - 3 substituições
Rodada 17 - 5 substituições
Rodada 18 - 3 substituições
Rodada 19 - 4 substituições
Rodada 20 - 5 substituições
Média por jogo: 4,25

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter