menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Zaga do Flamengo ainda busca se encaixar ao estilo de Jorge Jesus

Sem Rodrigo Caio, que está em recuperação de lesão, Gustavo Henrique e Thuler ainda não estão afinados quanto ao estilo do técnico português; Léo Pereira surge como nova opção

Montagem - Tuller, Gustavo Henrique e Léo Pereira
imagem cameraThuler, Gustavo Henrique e Léo Pereira: opções da zaga (Fotos: Alexandre Vidal & Marcelo Cortes / Flamengo)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/02/2020
16:17
Atualizado em 07/02/2020
05:50

  • Matéria
  • Mais Notícias

A zaga é um dos setores do Flamengo que está em construção e ainda não atingiu o estilo de Jorge Jesus. O técnico teve duas perdas: a definitiva, Pablo Marí, que foi negociado com o Arsenal, e a parcial Rodrigo Caio, que, em recuperação de um corte profundo no joelho direito, só deve retornar para a Supercopa do Brasil - no dia 16 de fevereiro, em Brasília, contra o Athletico-PR.

> Confira a tabela do Campeonato Carioca

Deste modo, o português busca moldar o seu estilo de jogo aos novos jogadores que reforçam o elenco para esta temporada. 

Sem os dois zagueiros que eram titulares na temporada passada, a primeira oportunidade de aparecer recaiu sobre Gustavo Henrique e Thuler. O cria do Ninho do Urubu chegou a entrar em algumas partidas em 2019, mas não conseguiu ter uma sequência entre os titulares. Já o novo contratado busca entrosamento e ainda não está integralmente adaptado ao esquema de Jesus. 

O gol do Resende, na última segunda-feira, explica bem a situação da zaga. Em um contra-ataque, a equipe alvinegra roubou a bola, Gustavo Henrique tentou a interceptação, mas o adversário deu um passe vertical. Neste momento, Thuler ficou desguarnecido. Em uma finalização cruzada, Alef Manga abriu o placar no Maracanã. O Mister pincelou um detalhe tático sobre este lance:

– Muitos treinadores já falam sobre isso em todo o mundo (conceito de bola coberta e descoberta). Mas operacionalizar isso é o que faz a diferença. Gustavo Henrique está trabalhando comigo há uma semana. Tem uns princípios ainda que não são os meus – disse o treinador antes de completar. 

Jorge Jesus - Botafogo x Flamengo
Jesus analisa a melhor tática com os defensores (Foto: A.Vidal/Fla)

– Vamos, com o tempo, corrigindo, esta forma de olhar para o jogo, quando ele está na ação defensiva. Isso originou o gol do Resende, mas antes disso eu já estava alertando os dois que estavam se posicionando mal em relação ao atacante. O Gustavo vai, com certeza, entender nossa forma de defender o mais rápido possível. É um jogador muito poderoso no jogo aéreo. Agora vai entender coletivamente como a equipe defende – complementou.

LÉO PEREIRA ESTÁ DISPONÍVEL

Para a partida contra o Madureira, neste sábado, às 18h, no Maracanã, Jorge Jesus terá à disposição mais um reforço. Léo Pereira, que atuou pelo Athletico-PR em 2019, já está regularizado e pode entrar em campo. Ele é canhoto e tem características similares a de Marí, como a precisão no passe longo. 

Além dele, os jovens Dantas e Rafael Santos - titulares nas primeiras rodadas com o time alternativo, comandado por Maurício Souza - completam as opções do Mister. 

Rafinha e Filipe Luís, que compõem a defesa, são os dois soberanos no setor. Com qualidade técnica, os jogadores demonstraram eficiência no esquema adotado por Jesus e têm a titularidade garantida. 

Em tempo: Rafinha e Filipe seguem o ritual de, antes dos jogos e logo após o aquecimento no gramado, fecharem uma rodinha para que a zaga saia intacta.

  • Matéria
  • Mais Notícias