Rafinha não vê desprezo dos europeus no Mundial e diz: ‘É como se fosse a primeira vez’

Lateral-direito já foi campeão do mundo como titular, pelo Bayern de Munique, e, nesta segunda, véspera da estreia pelo Flamengo no torneio, concedeu entrevista coletiva

Rafinha
Rafinha chegou ao Flamengo em meados de 2019 (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Escrito por

Ao lado de Jorge Jesus, Rafinha foi ao Estádio Internacional Khalifa e o representante do elenco na protocolar entrevista coletiva de véspera do jogo. O lateral-direito é o único do grupo do Flamengo que já foi campeão do mundo como titular - pelo Bayern de Munique, em 2013. 

> Confira a tabela do Mundial de Clubes

O defensor fez questão de externar o seu ponto de vista: não há desprezo por parte dos europeus nesta competição. 

- Todas as equipes vêm para vencer, até porque, a pressão se não ganhar é enorme. Falam que o Europeu não liga para o Mundial, mas não é isso. Ligam, mas lá os principais campeonatos estão em andamento e o mais importante é a liga local. Não tem desprezo ou pouco caso do Mundial, não.

Rafinha não escondeu que a sensação de poder conquistar o mundo, desta vez pelo Flamengo, o faz se sentir como um iniciante no futebol. 

- É um título muito grande. Sabemos que é o máximo para clubes no mundo e representa muito também na América do Sul. Venci em 2013 pelo Bayern de Munique, europeu, e esperamos fazer um grande jogo para disputar a final. É um título com um valor muito grande. O Flamengo foi campeão em 81 e seria um presente muito grande coroar essa temporada com esse título.

- É gratificante disputar essa competição de novo. Tenho alguns títulos grandes na carreira e jogar o Mundial pelo Flamengo é um prazer enorme. É como se fosse a primeira vez - completou o camisa 13. 

Por fim, Rafinha, quando questionado sobre as lições que os brasileiros eliminados, Internacional e Atlético-MG, deixaram, respondeu o seguinte:

- Estamos vacinados sobre esse assunto. Nosso pensamento está no Al Hilal. Se o torcedor ou algum veículo simula a final com o Liverpool, é o que todo mundo quer. Muitos brasileiros ficaram pelo caminho e não podemos repetir os erros. Se passarmos, pensamos na final.

CONHECIMENTO DO GRAMADO

Uma parte do grupo do Flamengo esteve no gramado do estádio, que será palco das semifinais e final do Mundial. O procedimento faz parte do protocolo da Fifa, mas não obriga que todos os jogadores do elenco estejam no local.

A partida entre Flamengo e Al Hilal será realizada às 14h30 (de Brasília; 20h30 no horário local), pelas semifinais. A equipe de Jesus, que treinou mais cedo no Estádio Abdullah bin Khalifa, irá com força máxima.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter